São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

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FILMES E TV PAGA

Um Trapaceiro Genial
Globo, 15h35.
 
(Fast Getaway). EUA, 1991, 86 min. Direção: Spiro Razatos. Com Corey Haim. Adolescente e pai fazem dos assaltos a bancos uma atividade lúdica e familiar. Após a prisão do pai, o problema da família será libertá-lo.

Intercine
Globo, 1h55.

Os candidatos à exibição nesta quarta são "Ação Secreta" (1999, de Fred Olen Ray, com Daniel Baldwin, Hannes Jaenicke) e "Os Nerds Também Amam" (1994, de Steve Zacharias, com Curtis Armstrong, Corinne Bohrer).

THX-1138
SBT, 2h35.
  
EUA, 1970, 95 min. Direção: George Lucas. Com Robert Duvall, Donald Pleasence. No futuro, drogas (no sentido médico da palavra) controlam o comportamento dos viventes. Um deles, THX-1138 (Duvall), rebelde por natureza, rebela-se de vez. Ficção científica que marca a estréia de George Lucas. Muito elogiado na época, parece antever mais certas pirotecnias posteriores de Lucas do que a sensibilidade que o diretor demonstrou no início da carreira.

Justiça a Qualquer Preço
Globo, 3h40.
  
(Blind Vengeance). EUA, 1990, 100 min. Direção: Lee Philips. Com Gerald McRancy, Marg Helgenberg. Pai que viaja até a pequena cidade onde o filho foi assassinado, para esclarecer o crime, topa com comunidade em que racismo e corrupção andam de mãos dadas.

O Ataque das Cobras
SBT, 4h10.
  
(Ratlers). EUA, 1975, 82 min. Direção: John McCauley. Com Sam Chew. Especialista descobre que os estranhos ataques de cobras que vêm acontecendo têm relação com arma química deixada num deserto pelo exército. Só para São Paulo. (IA)

Para além dos brilharecos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O que há de único e absolutamente moderno em Claude Chabrol é que seus filmes supõem uma intriga, mas não um antagonismo.
"Madame Bovary" (Eurochannel, 22h) não foge à regra: o essencial está na construção de uma atmosfera, muito mais do que em oposições decisivas.
Até porque não existe oposição decisiva entre Emma Bovary e seu marido. Tudo se passa e se define no imaginário da mulher.
É recorrente em Chabrol o uso desse tipo de estrutura, e é extremamente difícil executá-la. Na maior parte das vezes, temos dificuldade de reconhecer esse tipo de trabalho, que se passa de brilharecos e modernices. Ele se impõe, no entanto, pela solidez.
E pela beleza, pois é disso que se trata, sempre que a francesa Isabelle Huppert entra em cena.


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