São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Pasolini passeia por duas Romas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Uma das coisas mais gostosas dos filmes de Pier Paolo Pasolini, sobretudo em seus primórdios de cineasta, são os passeios por Roma, ora em subúrbios que se tornaram quase irreconhecíveis com o tempo, ora pelo centro manjado.
Embora dirigido por Mauro Bolognini, "A Longa Noite de Loucuras" (TV5, 21h25) tem essa marca de Pasolini -também encontrável em "Mamma Roma", que a TV5 exibe. É verdade que há uma coisa crua e nua na representação do subúrbio por Pasolini. Reconhece-se ali o discípulo de Rossellini, mas o toque é pessoal, talvez inigualável.
É interessante este miniciclo, tanto pelas diferenças que nos mostra entre os modos de representação de Roma, como pelo triste abismo que revela entre o cinema italiano dos anos 60 e o atual.

TV ABERTA

Os Três Amigos
Record, 14h.
(Three Amigos). EUA,1986, 110 min. Direção: John Landis. Com Steve Martin, Chevy Chase, Martin Short. Os "três amigos" do título são um conjunto de atores que fazem faroestes de série. A realização de um desses filmes os leva ao México, onde são recebidos como se fossem de fato heróis. Tanto pela população, que espera livrar-se de uns tantos bandidos, quanto pelos bandidos. Comédia à altura do talento de Landis.

Olha Quem Está Falando
Globo, 15h40.
(Look Who's Talking). EUA, 1989, 94 min. Direção: Amy Heckerling. Com John Travolta, Kirstie Allen, Olympia Dukakis. Taxista (Travolta) atende mãe solteira (Allen) na hora do parto. Em seguida, passa a se envolver com a criança e, sobretudo, com a mãe. Para engrossar o argumento (ralíssimo), providenciou-se que a criança começasse a falar. Ajuda um pouco, assim como o carisma de Travolta.

Filha da Luz
SBT, 22h30.
(Bless the Child). EUA, 2000, 107 min. Direção: Chuck Russell. Com Kim Basinger, Christina Ricci. Basinger adota a filha da irmã, desaparecida havia dois anos. Tempos depois, as desgraças virão por atacado: a menina é autista e dotada de estranhas habilidades; a irmã reaparece e reivindica seus direitos sobre a menina; esta, por sua vez, pode ser alvo de um grupo de satanistas dementes. Com tudo contra, ela só tem a seu favor um agente do FBI. Boa sorte, Kim.

Intercine
Globo, 1h30.
Entra na quinta o mais votado, entre "DNA - Caçada ao Predador" (1996, de William Mesa, com Mark Dacascos, Jurgen Prochnow) e "Morrendo e Aprendendo" (1993, de Ron Underwood, com Robert Downey Jr., Charles Grodin).

Golpe Sujo
SBT, 2h45.
(Foul Play). EUA, 1978, 115 min. Direção: Colin Higgins. Com Goldie Hawn, Chevy Chase, Burgess Meredith. Bibliotecária (Hawn) de San Francisco descobre plano para assassinar o papa, quando de sua passagem pela cidade. Obviamente, ninguém a leva a sério. Obviamente, o plano é tão real quanto inverossímil. Apenas um detetive (Chase) se disporá a ajudá-la.

A Marca da Pantera
Globo, 3h15.
(Cat People). EUA, 1982, 118 min. Direção: Paul Schrader. Com Nastassja Kinski, Malcolm McDowell, John Heard, Annette O'Toole, Ruby Dee, Ed Begley Jr., Scott Paulin. Refilmagem de "Sangue de Pantera" (1942), o clássico produzido por Val Lewton e dirigido por Jacques Tourneur. À história da mulher-gato (Kinski), impossibilitada para o amor, Schrader acrescentou um irmão (McDowell) e introduziu o incesto como um dado central em seu filme. Belíssimas imagens, embora o roteiro (e Schrader é um grande roteirista) tenda um pouco à dispersão. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.