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BEBIDA
Expocachaça terá de degustação a jazz
RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
São Paulo se prepara para receber a 3ª Expocachaça, de 12 a
15 de outubro. Neste ano, o público poderá experimentar bebidas de oito Estados brasileiros, participar de um curso de
degustação e ouvir jazz e modinhas de viola caipira. "A feira
era um pouco mais fria, centrada nos negócios, mas agora
apostamos num formato que
une feira e festival", afirma José
Lúcio Ferreira, diretor de marketing da Expocachaça.
Vinte mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento,
que contará com estandes de
produtores, empresas de equipamentos, insumos e embalagens do Paraná, Bahia, Rio
Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina,
Ceará e Espírito Santo. Cada
Estado espera trazer cerca de
30 produtores da bebida.
As aulas de degustação, classificação e análise sensorial de
cachaça devem ser um dos
pontos altos do evento. Conduzidas diariamente pelo especialista em blends Armando Del
Bianco em dois horários (15h e
17h30), as aulas ensinam a reconhecer, classificar e apreciar
as características de cada tipo
de cachaça. O custo é de R$ 50
por pessoa. Outra atração da
feira é a cachaçaria, onde serão
servidos drinques variados.
Quem espera lançamentos,
entretanto, pode se decepcionar. "As empresas não divulgam, mas geralmente lançam
mais produtos para o mercado
externo", afirma Ferreira.
Por fim, uma bem-humorada exposição de rótulos personalizados da bebida, criados
pelo caricaturista Paulo Caruso, confere leveza à festa. Os temas dos rótulos são inspirados
na atual crise política, com nomes sugestivos como Tsulama
e Daslula, entre outros.
Os ingressos custam R$ 15 e
podem ser adquiridos nas bilheterias do ITM-Expo (av.
Engenheiro Roberto Zucollo,
555). A 3ª Expocachaça acontece das 14h às 22h. Mais informações pelo telefone 0/xx/31/
3284-6315 ou pelo site www.expocachaca.com.br.
SABOR AMEIXA
A produtora de aguardentes
MusA (tel. 0/xx/35/ 3621-1293)
lança sua bebida à base de
ameixas. Produzida em Itajubá (MG) em três versões, está à
venda em SP, Rio e Belo Horizonte ou pelo site www.cachaca.com.br/indexmusa.asp/
Preço médio: R$ 30.
UÍSQUE COM PETISCOS
O Quattrino Itaim (r. Iguatemi,
150, tel. 0/xx/11/3704-5116) criou
um cardápio inusitado que harmoniza petiscos com o uísque
Buchanan's 12 anos. Ao saborear
tira-gostos com queijo, por
exemplo, o sabor do mel que
compõe a bebida fica mais pronunciado.
RIBEIRÃO DE CERVEJAS
Marcelo Carneiro da Rocha, proprietário da cervejaria Colorado,
acaba de abrir as portas de seu pub em Ribeirão Preto. A Cervejarium (av. Independência, 3.242, tel. 0/xx/16/3911-4949) abrigará cerca de 40 tipos de cerveja, entre nacionais (como Devassa e Baden Baden) e importadas. A cada mês, um chope premium nacional integrará as opções da casa.
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