São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2005

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BEBIDA

Expocachaça terá de degustação a jazz

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São Paulo se prepara para receber a 3ª Expocachaça, de 12 a 15 de outubro. Neste ano, o público poderá experimentar bebidas de oito Estados brasileiros, participar de um curso de degustação e ouvir jazz e modinhas de viola caipira. "A feira era um pouco mais fria, centrada nos negócios, mas agora apostamos num formato que une feira e festival", afirma José Lúcio Ferreira, diretor de marketing da Expocachaça.
Vinte mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento, que contará com estandes de produtores, empresas de equipamentos, insumos e embalagens do Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Espírito Santo. Cada Estado espera trazer cerca de 30 produtores da bebida.
As aulas de degustação, classificação e análise sensorial de cachaça devem ser um dos pontos altos do evento. Conduzidas diariamente pelo especialista em blends Armando Del Bianco em dois horários (15h e 17h30), as aulas ensinam a reconhecer, classificar e apreciar as características de cada tipo de cachaça. O custo é de R$ 50 por pessoa. Outra atração da feira é a cachaçaria, onde serão servidos drinques variados. Quem espera lançamentos, entretanto, pode se decepcionar. "As empresas não divulgam, mas geralmente lançam mais produtos para o mercado externo", afirma Ferreira.
Por fim, uma bem-humorada exposição de rótulos personalizados da bebida, criados pelo caricaturista Paulo Caruso, confere leveza à festa. Os temas dos rótulos são inspirados na atual crise política, com nomes sugestivos como Tsulama e Daslula, entre outros.
Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos nas bilheterias do ITM-Expo (av. Engenheiro Roberto Zucollo, 555). A 3ª Expocachaça acontece das 14h às 22h. Mais informações pelo telefone 0/xx/31/ 3284-6315 ou pelo site www.expocachaca.com.br.

SABOR AMEIXA
A produtora de aguardentes MusA (tel. 0/xx/35/ 3621-1293) lança sua bebida à base de ameixas. Produzida em Itajubá (MG) em três versões, está à venda em SP, Rio e Belo Horizonte ou pelo site www.cachaca.com.br/indexmusa.asp/
Preço médio: R$ 30.

UÍSQUE COM PETISCOS
O Quattrino Itaim (r. Iguatemi, 150, tel. 0/xx/11/3704-5116) criou um cardápio inusitado que harmoniza petiscos com o uísque Buchanan's 12 anos. Ao saborear tira-gostos com queijo, por exemplo, o sabor do mel que compõe a bebida fica mais pronunciado.

RIBEIRÃO DE CERVEJAS
Marcelo Carneiro da Rocha, proprietário da cervejaria Colorado, acaba de abrir as portas de seu pub em Ribeirão Preto. A Cervejarium (av. Independência, 3.242, tel. 0/xx/16/3911-4949) abrigará cerca de 40 tipos de cerveja, entre nacionais (como Devassa e Baden Baden) e importadas. A cada mês, um chope premium nacional integrará as opções da casa.


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