São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador de "Heroes" vê nova era na TV

Tim Kring diz achar que downloads em tempo quase real são uma vanguarda do modo como se assiste aos seriados

Terceira temporada, com 13 episódios previstos, não terá novos personagens para "não complicar demais a trama" e agregar público

DA REPORTAGEM LOCAL

A segunda temporada de "Heroes" acaba de chegar às lojas do Brasil. Porém os fãs da série sabem muito bem em que ponto a história realmente está. Ao lado dos fanáticos por "Lost", eles compõem a vanguarda de um novo modo de assistir à TV, em que downloads e outros modos via net de ver episódios em tempo real, ou quase, são comuns.
As características de ambos os programas, thrillers de ficção científica de suspense crescente, formato de quebra-cabeças e final cada vez mais enigmático, levam desavisados ao vício incondicional e, pelo visto, a um crime. Mas o que muitos crêem ser o fim da indústria do entretenimento não parece preocupar a Tim Kring, o criador de "Heroes".
"Estamos vendo surgir uma nova era para a TV. Fico feliz que nosso programa esteja à frente neste momento. Tenho certeza de que, ao analisarmos os números finais de audiência, incluindo todos os suportes, eles serão positivos para nós", disse Tim Kring, em entrevista a jornalistas da América Latina.
Mas voltemos ao ponto onde a tal história realmente está (e, cuidado, há spoilers adiante).
Depois de passar a última temporada meio sem memória, Peter Petrelli, o mocinho da série, ressurge angustiado e com uma tremenda cicatriz de alto a baixo no rosto (ele que, teoricamente, tinha a habilidade de não se machucar).
Vindo diretamente de um futuro onde todas as pessoas com poderes extraordinários estavam sendo perseguidas, torturadas e encarceradas, Peter resolve voltar ao passado para adulterá-lo, colocando um fim a esse sofrimento. Para isso, porém, ele se vê obrigado a atirar no próprio irmão.
Afinal, quando a segunda temporada terminou, o político Nathan Petrelli estava prestes a revelar ao mundo a existência de pessoas "diferentes" como ele. Antes que pudesse abrir a boca, Nathan é alvejado pelas balas. Tendo alterado o futuro que tanto temia, Peter abre a possibilidade de que outros aconteçam. E estes não serão necessariamente bons.
Paralelamente, mutantes perigosos que até então haviam sido mantidos trancafiados pela misteriosa "companhia" acidentalmente se libertam e o planeta parece caminhar para um sangrento "racha".
O tal "Peter do futuro", assim, será obrigado a permanecer no presente para, nas palavras de Kring, "limpar a bagunça que fez ao tentar mexer com o tempo e o espaço".
Os produtores dizem que não vão introduzir mais personagens na trama central, um dos fatores que colaboraram para que a série perdesse interesse da audiência nos últimos tempos, ao lado dos cortes provocados pela greve dos roteiristas.
"Vamos nos concentrar nas figuras principais, temos a preocupação de fazer com que um público que nunca viu o programa considere fácil entrar na narrativa. Não podemos complicar demais e fazer o seriado apenas para os que o acompanham desde o começo.
Queremos ser "mainstream", não um fenômeno "cult'", diz.

Pós-11 de Setembro
A terceira temporada de "Heroes" terá 13 episódios (dois já foram ao ar).
O homem por trás de "Heroes" costuma reforçar que o show só se tornou possível num cenário pós-11 de Setembro.
Para o produtor, os atentados fizeram com que os Estados Unidos ficassem mais abertos à idéia de que o que acontece em outros pontos do planeta está conectado ao país e pode afetá-lo -daí tantas subtramas em diferentes locais do mundo.
E, também, teria surgido uma idéia de que "se governos ou instituições não parecem capazes de nos proteger, é reconfortante imaginar que pessoas normais, como nós, podem, de um momento para outro, surgir com um poder, uma habilidade, que fará diferença para salvar a todos". (SYLVIA COLOMBO)

HEROES - 2ª TEMPORADA
Criador: Tim Kring
Distribuidora: Universal
Quanto: R$ 130, em média
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos



Texto Anterior: Entre o bem e o mal
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.