São Paulo, Sexta-feira, 29 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

BLANKMAN, UM SUPER-HERÓI MUITO ATRAPALHADO
Band, 13h. (Blankman). EUA, 1994, 95 min. Direção: Michael Binder. Com Damon Wyans, Robin Givens e David Alan Grier. Inventor resolve combater a criminalidade com suas próprias mãos. Um repórter de TV faz uma matéria sobre suas atividades, e ele vira um herói. Seu disfarce é uma máscara e um par de ceroulas. Não espere muito. Avaliação:  

CHRISTINE, O CARRO ASSASSINO
SBT, 14h15. (Christine). EUA, 1983, 110 min. Direção: John Carpenter. Com Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul. Christine é o nome do velho carrão que o jovem Arnie (Gordon) restaura com amor. E amor com amor se paga: Christine assombrará o mundo com seus ciúmes e com seus terríveis poderes. Como um fabulista, Carpenter ataca a relação maníaca com o automóvel e o lugar (feminino) que passa a ocupar no imaginário masculino. O terror sobre rodas. Avaliação:     

FEITIÇO DAS GÊMEAS
Globo, 15h45. (Double, Double, Toil and Trouble). EUA, 1993, 93 min. Direção: Stuart Margolin. Com Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen, Cloris Leachman. Gêmeas furtam amuleto de sua tia-avó, na véspera do Dia das Bruxas. Não sabem que a tia é, de fato, uma bruxa. Avaliação:  

MOWGLI - O LIVRO DA SELVA
SBT, 22h. (The Jungle Book). EUA, 1994, 110 min. Direção: Stephen Sommers. Com Jason Scott Lee, Cary Elves, Lena Headey. Versão menos célebre que as de 1942 (de Zoltan Korda) e 1967 do livro de Kipling. Aqui, Disney toma a si a tarefa de contar a história do menino criado por animais na Índia. Seu problema, aliás, não será esse, mas se confrontar, tempos mais tarde, com a ferocidade dos humanos. Pode não ser célebre, mas mal não faz. Nos dias que correm, já é bem mais do que nada. Avaliação:   

ASSALTO SOBRE TRILHOS
Bandeirantes, 23h40. (Money Train). EUA, 1995, 109 min. Direção: Joseph Ruben. Com Wesley Snipes, Woody Harrelson, Jennifer Lopez, Robert Blake. Irmãos de criação (Snipes e Harrelson) trabalham como seguranças do metrô de Nova York e sonham roubar o trem que recolhe, diariamente, a féria do dia. Entrementes, ambos se apaixonam pela bela do metrô (Lopez), o que estremece seu relacionamento (e seus planos). A mesma dupla de "Homens Brancos Não Sabem Enterrar": ao menos deles e da beleza de Jennifer Lopez pode-se esperar satisfação. Inédito. Avaliação:   

INTERCINE
Globo, 0h20. "McCallum - Suspeito Número Um" (Inglaterra, 1995, de Patrick Lau, com John Hannah, Suzanna Hamilton) ou "Jason Vai para o Inferno -A Última Sexta-Feira" (1993, de Adam Marcus, com John D. Lemay, Kary Keegan).

GAROTA 6
Globo, 3h05. (Girl 6). EUA, 1996, 107 min. Direção: Spike Lee. Com Theresa Randle, Isaiah Washington, Spike Lee, Ron Silver. Randle faz a jovem candidata a atriz que, sem conseguir trabalho, emprega-se numa empresa de sexo por telefone. Um tanto decepcionante diante de outros filmes de Lee: há vários "subplots" pouco interessantes, o que faz o filme tender a se arrastar e a perder força, simultaneamente. Randle é o destaque. Avaliação:   

TV PAGA
Gary Cooper enfrenta o seu passado

da Redação

"O Homem do Oeste" (22h) fecha apropriadamente a semana Anthony Mann no Telecine 5, como um resumo de todos os demais filmes.
Ali, Gary Cooper faz um ex-criminoso que é roubado quando transportava o dinheiro de sua comunidade. O assalto o leva a sua antiga gangue, para um acerto de contas com o passado.
Acerto de contas necessário ao pensamento de Mann. O homem do Oeste, quem é? O novo Gary Cooper, bom rapaz? Ou o antigo, criminoso? Na verdade, um homem não se parte em dois, como um ovo. E, embora triunfe em Gary o mocinho indômito, não resta dúvida: a cicatriz do passado violento continua muito viva. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Pensar e não fazer é frustrar-se
Próximo Texto: José Simão: Hoje eu vou dar um pau no Covas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.