UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Duas Babás Nada Perfeitas
Globo, 16h05.
  
(Babysitters). EUA, 94, 93 min. Direção: John Paragon. Com Peter Paul, David Paul. Dois irmãos acham que descobriram uma mina, quando recebem proposta milionária para cuidar de par de gêmeos. Logo notarão que o preço era barato.

Loucos por Dinheiro
Record, 22h.
  
(Free Money). Canadá, 98, 91 min. Direção: Yves Simoneau. Com Marlon Brando, Charlie Sheen. Brando, diretor de uma prisão, passa apertado por conta de investigações do FBI sobre sua pessoa (feitas por parente de prefeito corrupto) e devido a seus próprios parentes, que optam pelo mundo do crime. Boa premissa, bons atores (Brando é o máximo) e diretor bem limitado.

Intercine
Globo, 2h05.

O faroeste "Os Profissionais" (66, de Richard Brooks, com Lee Marvin, Burt Lancaster, Claudia Cardinale) e o suspense "Dois Crimes" (94, de Roberto Sneider, com Damian Alcazar, Margarita Isabel), disputam o direito à exibição na quarta.

O Trambique do Século
Globo, 4h10.
  
(The Great White Hype). EUA, 96, 91 min. Direção: Reginald Hudlin. Com Samuel L. Jackson, Jeff Goldblum, Damon Wayans. A referência, desde o título original, é "A Grande Esperança Branca" , de Martin Ritt. Só que aqui o ambiente do boxe é moderno e meio que vira piada. Jackson é o empresário do campeão de boxe negro Wayans em busca de um adversário que dê ibope o bastante para que os negócios continuem rendendo. (IA)

Encarnação da sedução

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O cinema americano, dizemos, nos oprime economicamente e ainda domina nosso imaginário. Não deixa de ser verdade. Mas não é toda a verdade, pois podemos perguntar: quem domina o cinema americano?
Talvez sejam os estrangeiros. Lá estão Murnau e Lubitsch, Marlene Dietrich e Greta Garbo, Carmen Miranda e Paul Verhoeven, entre centenas de outros. Hollywood não existiria sem os forasteiros.
A um deles o canal A&E Mundo dedica um documentário, às 21h: Bela Lugosi. Húngaro de nascimento, tem seus primeiros papéis em cinema nos anos 20 e vai para os EUA em 1923. Mas é em 1931, com "Drácula", que seu mundo se define: ele será a encarnação da sedução e do mal. Nunca houve um Drácula ao mesmo tempo tão belo e assustador como Lugosi.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Lula parece cabra, come tudo!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.