UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Bíblia" do séc. 15 e "Os Lusíadas" são destaques

DA REPORTAGEM LOCAL

Um conjunto expressivo dos documentos importados pela realeza de Portugal em 1810 e 1811 aparece pela primeira vez para o grande público.
Hoje, durante o lançamento de "O Livro dos Livros" também será inaugurada uma exposição com destaques da coleção da Real Biblioteca.
A mostra leva o nome do livro anterior de Lilia Moritz Schwarcz, "A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis", e, assim como ele, começa com imagens do terremoto que devastou a antiga biblioteca de Lisboa, em 1755.
Estarão em exposição mais de 150 documentos, entre eles alguns dos mais raros. A "prima donna" é a chamada "Bíblia de Mogúncia", exemplar do "livro dos livros" impresso em Mainz, na Alemanha, em 1462.
Das vitrines com os maiores congestionamentos prováveis, está a que exibirá exemplar da primeira edição de "Os Lusíadas", de Camões, de 1572.
Peças curiosas, como o "Trattato del Giuco della Palla", trabalho italiano de 1560 sobre um jogo com bola, também estão na exposição. "Nossos critérios de escolha das obras foram, na ordem, raridade, beleza e curiosidade", diz Schwarcz, que coordenou a mostra.


A LONGA VIAGEM DA BIBLIOTECA DOS REIS - 1755 A 1825. Quando: hoje, às 18h30 (para convidados). Segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 15h. Onde: Biblioteca Nacional (av. Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/ 21/2220-3040). Patrocinador: Odebrecht e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.


Texto Anterior: Primeiras impressões
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.