São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
SELVA Fábio Assunção (Finnegan) e Juca de Oliveira (Collier) em cena da minissérie "Mad Maria", épico sobre a estrada de ferro Madeira-Mamoré, que está sendo gravada pela Globo em Rondônia

Verba da Ancine é usada para decoração

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) liberou R$ 300 mil para o canal People & Arts (Discovery) gravar no Brasil um episódio do "reality show" norte-americano "Enquanto Você não Vem", que decora um ambiente de uma casa enquanto o morador não está. A "felizarda" foi uma moradora de Interlagos (zona sul de São Paulo). O programa foi gravado dias 9 e 10 e vai ao ar em dezembro.
A produção foi dirigida por uma argentina, Sol Cólon, e está sendo finalizada em Buenos Aires, pela Promofilm. O brasileiro Rodrigo Carelli foi co-diretor.
O dinheiro usado vem de benefício tributário. A medida provisória que criou a Ancine permite que programadoras estrangeiras, em vez de pagar 11% pela remessa de valores ao exterior, depositem 3% disso em uma conta e usem esses recursos para produções brasileiras e independentes de "programas de televisão de caráter educativo e cultural".
Na Ancine, o programa foi registrado em nome da independente Sardinha Produções. A Ancine diz que tudo está regular e que "reality shows" são "produtos culturais". Segundo Luiz Fernando Noel, diretor industrial da agência, a Sardinha tem 51% da titularidade da obra e usou dois terços de mão-de-obra brasileira.
"Quem produziu foi a Sardinha. Usamos diretora argentina e estamos editando na Promofilm porque eles têm experiência nisso", diz Paula Cavalcante (Sardinha).

OUTRO CANAL

Fórmula
A Record, que festeja a boa audiência de "A Escrava Isaura", não vai arriscar. A sucessora da trama será o remake de novela de época dirigida por Herval Rossano na Globo nos anos 70. Rossano foi o diretor de "Isaura" na Globo, em 1976. A mais cotada para substituí-la é a "Moreninha" (Globo, 1975), mas "Senhora" (de José de Alencar, idem) também tem chances.

Temperatura 1
Record e Band foram as emissoras que mais faturaram no Ibope com a morte do jogador Serginho, do São Caetano, após parada cardiorrespiratória, anteontem no Morumbi.

Temperatura 2
Ontem, o "Esporte Record" (11h45/12h15) liderou a audiência durante 17 minutos. O "Debate Bola" ficou em segundo. Na véspera, a Record registrou picos de até 18 pontos com imagens do incidente. E o telejornal "Edições de Notícias" deu picos de 16. Assim, pela primeira vez a Record passou o SBT em toda a faixa nobre, das 18h à 1h, por nove a oito pontos de média.

Temperatura 2
Na Band, o "Jornal da Noite", deu média de seis pontos, seu recorde de audiência. Na Globo, não houve influência. Criciuma x Corinthians registrou 31 pontos, nada excepcional.

Assim não
Paulo Gorgulho não deverá mais fazer "Esmeralda", próxima novela do SBT. Não aceitou algumas cláusulas contratuais.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Dilema Tucano! Votar no Serra ou descer a serra?
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.