São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Andréa del Fuego relata 'susto' com Prêmio Saramago

Escritora paulista foi a vencedora deste ano com seu romance "Os Malaquias"

ISABEL COUTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LISBOA

Andréa del Fuego jamais poderia "pensar, sonhar ou tomar ácido e delirar" que ganharia o Prêmio José Saramago, disse a escritora paulista, que considerou a conquista "um susto".
Ela recebeu 25 mil euros (cerca de R$ 60 mil), entregue na última terça, em Lisboa, pelo romance "Os Malaquias" (Língua Geral).
Para "coroar tudo", ela - que publicou aos 35 anos (hoje tem 36) o romance que demorou sete anos a escrever e é baseado na história de sua família (os bisavós morreram quando a casa foi atingida por um raio numa região rural de Minas)- está grávida.
"Estou à espera do meu primeiro filho, que se chamará Francisco. Pilar del Río [viúva de Saramago, morto em 2010] disse que ainda acaba em José [risos]. Acho que Francisco José tem tudo a ver...", acrescentou.
O prêmio, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, é atribuído de dois em dois anos a uma obra lusófona de um escritor de até 35 anos. Foi atribuído pela segunda vez a um autor brasileiro (Adriana Lisboa, com "Sinfonia em Branco", ganhou em 2003).
Andréa só percebeu "que era isso mesmo" na cerimônia em que recebeu o prêmio do secretário da Cultura português, Francisco José Viegas, e vendo a leitura que os jurados fizeram do livro.
"Acho que se imaginaria que outros autores contemporâneos estariam na frente por ter mais livros publicados, quem sabe até mais maduros", disse à Folha. Agora, ela quer entrar em "reclusão séria" para acabar o próximo.


Texto Anterior: 'Descompressão' norteia Patrícia Melo em nova obra
Próximo Texto: Coleção Folha apresenta Steven Holl
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.