São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha apresenta Steven Holl

Obra do arquiteto é marcada por opostos

A sensibilidade da arquitetura do norte-americano Steven Holl, 64, é tema do décimo volume da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no domingo, 6 de novembro.
Holl é conhecido pela capacidade de integrar, mediar e reconfigurar divergências aparentemente inconciliáveis. Um de seus livros de maior sucesso tem um título significativo: "Intertwining" (entrelaçamento, em inglês).
O entrelaçamento é a principal estratégia do arquiteto, que opera entre condições opostas, entre abstração e figuração, entre conceito e presença física, forma estereométrica e forma orgânica.
Steven Holl é autor de projetos premiados internacionalmente, como a Capela de Santo Inácio (1997), em Seattle (EUA). Em seu terreno, há um espelho d'água. No canto oposto ao edifício, ligado a ele por meio de um banco contínuo, ergue-se um campanário de concreto.
Outras obras de destaque são a Escola de Arte e História da Arte da Universidade de Iowa (2006) e o complexo Linked Hybrid (2008), na China. Holl também é autor dos projetos do Museu da Cidade, em Cassino, e do Palácio do Cinema, em Veneza -ambos na Itália.
Cada livro avulso da coleção, com 80 páginas, custa R$ 16,90; a coleção completa, R$ 287,30. Assinantes Folha, Edição Digital e UOL têm descontos nos lotes.


Texto Anterior: Andréa del Fuego relata 'susto' com Prêmio Saramago
Próximo Texto: Crítica/Romance: Novo livro de Edney Silvestre não convence
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.