São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2004

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Festival homenageia Renato Cohen

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), que acontece em São Paulo, abriga hoje, no Teatro Popular do Sesi, uma homenagem ao artista, professor e pesquisador gaúcho Renato Cohen (1956-2003), que atuava na capital paulista.
Convergem para o espetáculo multimídia "Renato Cohen em Processo" amigos e alunos que trabalharam com o artista nos últimos anos, em projetos nas áreas do teatro, performance, happenings e afins.
Entre os participantes, estão nomes como Otávio Donasci, Vanderlei Lucentini, Aychele Szot, Lali Krotoszinski, além do Núcleo Taanteatro e da Cia. Teatral Ueinzz, esta formada por atores usuários de serviço de saúde mental de São Paulo.
Cohen co-dirigiu espetáculos como "Ueinzz - Viagem à Babel" (1996), "Dedalus" (1997) e "Ghotam SP" (2001).
Donasci, 52, vai apresentar uma das suas novas videocriaturas, agora sob a coreografia que segue um tango de Astor Piazzolla (veja programação ao lado).
Na verdade, será um "plasmacriatura", como explica:
"Um plasma de 42 polegadas é encaixado no corpo nu de um performer, da cintura à cabeça. Será reproduzida nele uma imagem em autodefinição de um corpo em movimento dentro da água. Um ser imerso na violência, como no mundo em que vivemos, ao som de Astor Piazzolla", afirma Donasci.
Com 24 anos realizando esse tipo de experimento, ele reconhece que às vezes é difícil "explicar um trabalho poético".
Donasci também apresentou videocriaturas na abertura da quinta edição do File.
Todas as atuações estarão sob coordenação artística da atriz e dançarina Maura Baiocchi, do Núcleo Taanteatro.
Em "O Espelho Vivo - Projeto Magritte" (1985), Cohen incorporou a holografia e gráficos de televisão de varredura lenta (slow-scan TV).

Xamanismo
Nos anos 90, ele desenvolveu intensa pesquisa sobre a interação de performance e recursos tecnológicos baseados, sobretudo, no fato de ambos poderem atuar em tempo real, incorporando inclusive a resposta do público.
Simultaneamente buscava os elos dessa pesquisa com as mais arcaicas modalidades de cena, os rituais do xamanismo, as danças ancestrais, a incorporação.
Deixou uma extensa obra teórica (como "Work in Progress na Cena Contemporânea", de 1998, ed. Perspectiva, resultado de sua pesquisa de doutorado) e um caminho que vem sendo desenvolvido pelas novas gerações.
(VS)


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