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Festival homenageia Renato Cohen
DA REPORTAGEM LOCAL
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), que
acontece em São Paulo, abriga hoje, no Teatro Popular do Sesi, uma
homenagem ao artista, professor
e pesquisador gaúcho Renato Cohen (1956-2003), que atuava na
capital paulista.
Convergem para o espetáculo
multimídia "Renato Cohen em
Processo" amigos e alunos que
trabalharam com o artista nos últimos anos, em projetos nas áreas
do teatro, performance, happenings e afins.
Entre os participantes, estão nomes como Otávio Donasci, Vanderlei Lucentini, Aychele Szot, Lali Krotoszinski, além do Núcleo
Taanteatro e da Cia. Teatral
Ueinzz, esta formada por atores
usuários de serviço de saúde
mental de São Paulo.
Cohen co-dirigiu espetáculos
como "Ueinzz - Viagem à Babel"
(1996), "Dedalus" (1997) e "Ghotam SP" (2001).
Donasci, 52, vai apresentar uma
das suas novas videocriaturas,
agora sob a coreografia que segue
um tango de Astor Piazzolla (veja
programação ao lado).
Na verdade, será um "plasmacriatura", como explica:
"Um plasma de 42 polegadas é
encaixado no corpo nu de um
performer, da cintura à cabeça.
Será reproduzida nele uma imagem em autodefinição de um corpo em movimento dentro da
água. Um ser imerso na violência,
como no mundo em que vivemos,
ao som de Astor Piazzolla", afirma Donasci.
Com 24 anos realizando esse tipo de experimento, ele reconhece
que às vezes é difícil "explicar um
trabalho poético".
Donasci também apresentou videocriaturas na abertura da quinta edição do File.
Todas as atuações estarão sob
coordenação artística da atriz e
dançarina Maura Baiocchi, do
Núcleo Taanteatro.
Em "O Espelho Vivo - Projeto
Magritte" (1985), Cohen incorporou a holografia e gráficos de televisão de varredura lenta (slow-scan TV).
Xamanismo
Nos anos 90, ele desenvolveu intensa pesquisa sobre a interação
de performance e recursos tecnológicos baseados, sobretudo, no
fato de ambos poderem atuar em
tempo real, incorporando inclusive a resposta do público.
Simultaneamente buscava os
elos dessa pesquisa com as mais
arcaicas modalidades de cena, os
rituais do xamanismo, as danças
ancestrais, a incorporação.
Deixou uma extensa obra teórica (como "Work in Progress na
Cena Contemporânea", de 1998,
ed. Perspectiva, resultado de sua
pesquisa de doutorado) e um caminho que vem sendo desenvolvido pelas novas gerações.
(VS)
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