São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quadrinhos permitem voos literários"

Autor Gilmar Rodrigues diz que foi movido por "fascínio saudável" sobre mulheres que se apaixonam por criminosos sexuais

Parceria com quadrinhista Fido Nesti vai se repetir em "Loucas de Amor HQ", versão 100% em quadrinhos prevista para 2010

DA REPORTAGEM LOCAL

O motor por trás dos quatro anos de investigações que resultaram em "Loucas de Amor -Mulheres que Amam Serial-Killers e Criminosos Sexuais" rodou com dois combustíveis: perturbação e fascínio.
Para o roteirista gaúcho Gilmar Rodrigues, o apelo era irresistível: "Queria entender que condições levam uma mulher a ter amor por um assassino que matava e mastigava suas vítimas, também mulheres".
Ao deparar com a notícia de que Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, acusado de dez assassinatos e 11 ataques sexuais, recebia centenas de correspondências amorosas no presídio onde estava, Rodrigues ficou perturbado. "Primeiro fiquei perplexo.
Depois, incrédulo. E, finalmente, veio a curiosidade e um fascínio saudável, que resultou no livro", diz Rodrigues. O primeiro passo foi uma visita às delegacias que reúnem os condenados pelo tipo de transgressão mais baixo na escala de valores morais das prisões: os crimes sexuais. Apelidados de "Jacks" -referência a Jack, o estripador, assassino inglês do final do século 19-, esses criminosos recebem cartas apaixonadas, têm namoradas, mulheres e recebem visitas íntimas.
Com algumas cartas em mãos, o autor partiu para a busca das moradoras em suas casas e para plantões nas filas dos dias de visita íntima. Rodrigues descobriu que há mulheres de todo tipo dentre as que escolhem se relacionar com os "Jacks". Universitárias e analfabetas, bonitas e feias. "Quanto mais perigoso, sanguinário e sexualmente predador, mais elas desenvolvem uma visão romântica deles", conta.
A ideia de unir texto e HQ surgiu por conta de uma paixão antiga: Rodrigues foi coeditor da revista de HQ "Dumdum", dos anos 90. "Os quadrinhos são uma linguagem livre, que permite voos literários", diz.
Além dos relatos de Rodrigues, Fido Nesti, ilustrador do livro, fez uso de fotos, vídeos e cartas como referência: "Cada vez mais existem projetos no Brasil unindo quadrinhistas e escritores". A parceria entre Rodrigues e Nesti já gerou um novo trabalho. Depois de vencerem um edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a dupla prepara "Loucas de Amor HQ", versão 100% quadrinhos prevista para 2010. (FERNANDA MENA)


LOUCAS DE AMOR

Autor: Gilmar Rodrigues
Editora: Ideias a Granel
Quanto: R$ 32


Texto Anterior: Crime e quadrinhos
Próximo Texto: Art Spiegelman e Joe Sacco são principais nomes do formato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.