UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA

Panorama discográfico brasileiro contém gravações de peças do colonialismo mineiro à vanguarda paulista

Produção nacional alcança panteão atual

ARTHUR NESTROVSKI
ARTICULISTA DA FOLHA

Com todos os senões do panorama discográfico brasileiro, continuam aparecendo coisas boas, e muito mais que boas, num largo espectro que vai da música colonial mineira à vanguarda paulista.
Nem sempre é possível dar conta em detalhe do que merece. Exemplos: a integral dos "Caprichos" de Paganini (1784-1840) pelo jovem violinista Edson Scheid (selo Karmim), primeiro brasileiro a gravar todos os 24; o primeiro disco de uma projetada integral das sonatas para piano de Mozart (1756-91), interpretadas por Clara Sverner (Visom); a coletânea de peças recentes do paulistano Edson Zampronha, sobre quem um ex-orientador fica impedido de fazer os devidos elogios (Annablume); e o simpático estrambótico cd do Duo Clarones (YB).
Num plano ainda mais alto, onde o virtuosismo dos dedos nem chama a atenção, à sombra dos fogos musicais, é preciso mencionar o disco (independente) de estréia da pianista Olga Kopylova, "Estrela da Manhã".
Nascida no Uzbequistão, radicada no Brasil desde 1999, aos 24 anos a pianista da Osesp é uma das maiores em atividade no país. Esse consenso só deve aumentar com o lindo disco, em que interpreta compositores russos: Medtner, Scriabin, Rachmaninoff e Prokofiev.
A seleção de lançamentos nesta página, então, deve ser entendida no sentido estrito do termo: é uma seleção, uma meia-dúzia mínima de discos, defendendo as cores da nossa música no panteão das artes de agora.


Texto Anterior: Crítica - Xico Sá: Pólvora do arcaísmo ainda espalha medo nos sertões
Próximo Texto: "Acervo da música brasileira": Projeto termina arqueologia musical
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.