São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Sargento Trapalhão
Globo, 15h55.

(Sgt. Bilko). EUA, 1996. Direção: Jonathan Lynn. Com Steve Martin, Dan Aykroyd. O sargento Bilko é especialista em fazer negócios não muito corretos em sua unidade, no Kansas. Seus problemas começam com a chegada do coronel Aykroyd, velho desafeto, disposto a encerrar sua carreira.

A.I. - Inteligência Artificial
Globo, 22h.
  
(A.I. Artificial Intelligence). EUA, 2001, 146 min . Direção: Steven Spielberg. Com Haley Joel Osment, Jude Law. O filme que Spielberg herdou de Stanley Kubrick versa sobre uma espécie de Pinocchio moderno, isto é, um menino-robô que sonha ser menino-menino. Kubrick lutou vários anos com o argumento. Spielberg fez pá-pum. Mas parece que fez culpado: o filme pesa como chumbo. Inédito.

O Casamento do Meu Melhor Amigo
Record, 22h.

(My Best Friend's Wedding). EUA, 1997, 105 min. Direção: P.J. Hogan. Com Julia Roberts, Dermot Mulroney. Julia descobre-se apaixonada por um velho amigo, a quem não vê há séculos -estamos às vésperas do casamento do rapaz com outra garota. Desde então, Julia moverá céus e terras para que o casamento não se consume. Comédia romântica a que só a regressão dos costumes aos níveis de 1930 ou 1940 dá atualidade. Mas seria injusto não ver em Roberts um carisma também próximo ao de estrelas dos anos 30 ou 40. No mais, ok para o gosto adolescente.

Intercine
Globo, 2h30.

Os candidatos a passar hoje são "O Assalto" (1999, de Kurt Voss, com Luke Perry) e "Simplesmente Irresistível" (1999, de Mark Tarlov, com Sarah Michelle Gellar, Sean Patrick Flanery).

Paixão sem Limites
SBT, 2h40.

(The Crush). EUA, 1993, 89 min. Direção: Alan Shapiro. Com Alicia Silverstone, Cary Elwes. Trabalhando em nova cidade, jornalista aloja-se em casa de família, onde faz amizade com a adolescente da casa. Só depois ele descobrirá que ela é não só geniosa como obsessiva e pinel. Só para SP.

Crazy People - Muito Doidos
Globo, 4h10.

(Crazy People). EUA, 1990, 100 min. Direção: Tony Bill. Com Dudley Moore, Daryl Hannah. Publicitário em crise é internado num sanatório pelo sócio. É então que, para surpresa geral, cria campanhas amalucadas que fazem grande sucesso entre os clientes. Ao contrário do filme, um tanto chocho.

Um Time Bom de Bola
SBT, 4h15.
 
(Ladybugs). EUA, 1992, 90 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Rodney Dangerfield, Jackée Harry. Para agradar ao chefe e conseguir a promoção que lhe permita casar-se, Dangerfield assume as funções de treinador de um time de futebol feminino. Mais, para tornar o Ladybugs um time vitorioso, utiliza Matthew, o filho de sua namorada, devidamente travestido. Só para São Paulo. (IA)

Extraterrestre de Carpenter

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Uma prática, entre os filmes de pequeno orçamento, é "furar" o filme de grande orçamento e ser lançado antes dele, com título semelhante e uma atração que garanta bilheteria.
"Starman - O Homem das Estrelas" (HBO, 19h) vai no sentido oposto e pega carona nos filmes tipo "E.T.". Em vez do extraterrestre infantilizado de Spielberg, aliás, John Carpenter nos propõe um bem humanizado e sexualizado.
Um alienígena que chega à Terra toma a forma de um homem recentemente morto e as feições de Jeff Bridges. Esse homem morto amava Karen Allen, e ela de certa forma o reencontrará no alienígena, que ao mesmo tempo é e não é seu antigo amor. Essa situação delicada, Carpenter conduz com luvas de pelica para fazer um dos filmes mais interessantes dos anos 80.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Feliz Virada! Vou virar abóbora!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.