São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Macunaíma" foi decisivo para pesquisa teatral

DA REPORTAGEM LOCAL

A formação de Antunes Filho está ligada à época de ouro do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), no qual ingressou como assistente em 1952. Trabalhou com quase todos os diretores estrangeiros: Ziembinski; Adolfo Celi; Luciano Salce; Ruggero Jacobbi e Flaminio Bollini.
Entre os anos 60 e 70, dirigiu nomes como Cleyde Yáconis, Eva Wilma, Paulo Autran, Maria Della Costa, Juca de Oliveira, Lilian Lemmertz e Raul Cortez.
"Macunaíma" (1978), baseado na obra de Mário de Andrade, marca guinada para a pesquisa teatral com ênfase no treinamento de ator.
A partir de 1982, Antunes Filho e o grupo Macunaíma passam a ser subsidiados pelo Serviço Social do Comércio com a criação do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), que, além de servir de espaço para a criação de peças, era referência em todo o Brasil para a formação de atores, dramaturgos, cenógrafos, iluminadores etc.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Prefeitura nega "compadrismo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.