São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA JAZZ

Português Rodrigo Amado constrói jazz excitante no CD "Searching for Adam"

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é normal associarmos as palavras "jazz" e "Portugal". Nem mesmo quando o assunto em questão é o jazz europeu.
Mas o país tem gerado uma boa safra de jazzistas, que têm aos poucos conquistado espaço além de suas fronteiras.
O saxofonista lisboeta Rodrigo Amado é o principal desses nomes. Aos 46 anos, já assinou nove álbuns, contando o mais recente "Searching for Adam".
Alternando-se entre os saxes tenor e barítono, tem construído uma obra que o coloca entre os mais interessantes músicos europeus contemporâneos.
Amado, que também trabalha com fotografia, ostenta uma linguagem caracterizada pela livre improvisação, mas que não esconde certos rastros melódicos em meio a um fraseado singular.
Para "Searching for Adam", montou um quarteto formado por sax, trompete, baixo e bateria.
O mais experiente dos instrumentistas do grupo é o baterista americano Gerald Cleaver, que se apresentou em São Paulo em setembro passado.
Pertencente à linhagem dos grandes improvisadores do jazz, Amado conduz o quarteto sem engolir os outros músicos, permitindo a manifestação de momentos polifônicos.
O processo do quarteto tem seu melhor exemplo na longa "Waiting for Andy".
Em seus 21 minutos, a faixa apresenta as dualidades abstracionismo e melodia; fúria e contemplação; diálogos grupais e passagens solistas.
Aos que não têm paciência para degustar uma composição tão extensa, o álbum oferece temas compactos, mas não menos fortes, como "Sunday Break" e "Newman's Informer".
O ouvinte encontra nessas faixas o mesmo inquietante e robusto discurso sonoro moldado pelo quarteto.
Apesar de esse ser o primeiro trabalho gravado pelo conjunto, os músicos alcançaram um som espontâneo e centrado, com muito frescor, que faz de "Searching for Adam" um dos mais excitantes álbuns lançados em 2010 na seara jazzística.

SEARCHING FOR ADAM

ARTISTA Rodrigo Amado
GRAVADORA Not Two Records
QUANTO US$ 18,50 em média (R$ 31,40 mais taxas)
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: David Hockney pinta em iPhone e iPad
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Sir Gawain
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.