São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

TNT exibe perfil de Cao Hamburger

DA REPORTAGEM LOCAL

Para definir o tipo de filme que lhe interessa fazer, o diretor Cao Hamburger recorre a uma imagem do crítico Jean-Claude Bernardet: "O bom cinema é aquele que te esmaga como uma locomotiva".
Os dois longas com que, até o momento, Hamburger buscou atropelar (no bom sentido) o espectador -"Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme" (1999) e "O Ano em que meus Pais Saíram de Férias" (2006)- são vistos com atenção no perfil do cineasta que o TNT exibe hoje.
Hamburger fala de sua estréia em longas como uma "prova de fogo", com a dificuldade adicional de ser uma superprodução. "O orçamento era muito alto para os padrões brasileiros. O set tinha cachorros, crianças, efeitos especiais. Era só dificuldade", afirma.
Ao definir a trama do filme, "a história de uma aprendiz de feiticeiro", ele não resiste ao comentário de que seu filme foi "criado antes do Harry Potter".
Os atores de "Castelo Rá-Tim-Bum" (Rosi Campos, a Morgana) e de "O Ano" (Michel Joelsas, o Mauro; Daniela Piepszyk, a Hanna, e Caio Blat, o Ítalo) dão carinhosos depoimentos sobre o diretor e seus filmes, que são "costuras de afeto", segundo Blat.
Com justeza, o programa resistiu à tentativa recém-frustrada de "O Ano..." de concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. (SA)

DIRETORES LATINOS - CAO HAMBURGER
Quando:
hoje, às 19h15
Onde: TNT


Texto Anterior: Diretor do MinC nega censura e defende política de museus
Próximo Texto: Crítica: Angústia habita "A Hora do Lobo", digno de Bergman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.