São Paulo, sexta, 30 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FFF

da Reportagem Local

Muito peso e balanço. É essa a mistura feita pelo quinteto da FFF (Fédération Française de Fonck) -cujas iniciais podem significar também, entre outras acepções, French Funk Family, Fuzz Funk Factory, Fonkie French Family.
Em "Vivants", seu quarto CD, lançado no mês passado na França, eles adicionam um pouco de música eletrônica na mistura.
O disco capta a performance integral da FFF em julho do ano passado no festival Eurockéenes de Belfort. Uma boa introdução ao grupo, que costuma fazer 250 apresentações por ano e já rodou pela Europa, EUA, África e Ásia.
"Vivants" emana uma energia absolutamente contagiante que cresce com o desenrolar do show e atinge seu ápice em "Le Pire Et Le Meilleur", uma porrada repleta de distorção, bateria pesada em um ambiente tecno irresistível.
Esse lado tecno do grupo é uma novidade que vem sendo testada em algumas músicas nos shows e pode estar no próximo CD de estúdio, que deve ser lançado este ano.
Na maioria das faixas, FFF mostra seu funk pesado -o fonck é a mistura de rock e funk. Foi essa mistura que fez o grupo ser o único representante da Black Rock Coalition, fundada pelo guitarrista Vernon Reid (Living Colours). E chegaram a excursionar com o Clinton menos famoso no momento, George, o papa do funk desvairado, e a P. Funk All-Stars.
No último disco em estúdio, a FFF começou a compôr mais em francês. Em "Vivants", letras em inglês também são minoria. Como a boa "Leave Me Alone".
As melhores músicas são em francês. Além de "Le Pire et Le Meilleur", há "Barbés", sobre o bairro popular de Paris, e "AC2H", brincadeira com "assez d'haine" (traduzível por "chega de ódio").
A última já mostra o lado engajado do grupo. Há outras. "Niggalize It" é contra o racismo. "Act-Up" -nome de uma ONG muito atuante na França- aborda a Aids. E, recentemente, o grupo fez um concerto em prol da ONG Droit Au Logement, que defende a causa dos sem-abrigo. Dessa forma, a FFF realiza uma proeza. Consegue ser politicamente corretos e não ser aborrecido.

Disco: Vivants Artista: FFF Lançamento: Sony (importado)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.