São Paulo, sexta-feira, 30 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Canal exibe documentário sobre Caymmi

DA REPORTAGEM LOCAL

Há coisas que são tão simples, perfeitas e belas, que o que a mais se diga sobre elas é digressão (mesmo se num dos menores espaços da imprensa brasileira, como este).
Pois "Um Certo Dorival Caymmi", documentário produzido em 1999 que o Canal Brasil exibe amanhã, às 18h, não passa disso.
Como falar da síntese mais perfeita que existe entre música, letra e timbre de voz -que, de tão perfeita, nem mais síntese é, mas coisa pronta?
Trata-se de um filme para ser escutado. Não só as interpretações das obras de Caymmi mas suas histórias pessoais e as tentativas de explicação para as composições que faz.
Logo no início da entrevista, ele afirma que suas canções nascem sempre de alguma imagem que lhe surge. Caymmi afirma que é necessário ter um certo olhar para ver a canção.
Ele quer nos convencer de que a sua canção é vista -e de uma mirada só. Mas, se de fato não é possível nela separar o que é sentido da letra e som da música, não é uma ótima idéia sugerir que seja feita na verdade de um terceiro material -nem idéia, nem som-, que seja já uma terceira coisa?
Faz muito sentido essa idéia marinha, apresentada pelo próprio compositor, de que as canções de Caymmi são feitas de luz. (RAFAEL CARIELLO)

UM CERTO DORIVAL CAYMMI
Quando:
amanhã, às 18h
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: Crítica/trilha sonora: Caetano, Lázaro e Batatinha se salvam em disco de música-para-sacolejar
Próximo Texto: Crítica: Busby Berkeley dá toque mágico ao entreguerras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.