São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA

Domenico se dedica à poesia e à delicadeza em estreia solo


OS ARROUBOS (VOCAIS E SONOROS) ESTÃO MAIS SUTIS E BEM ELABORADOS, COMO NA FAIXA-TÍTULO


ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA FOLHA

"Sincerely Hot", álbum de Domenico ao lado dos "+2", Kassin e Moreno Veloso, era uma profusão quente e colorida de ritmos, instrumentos, efeitos eletrônicos e participações -da turma que orbita a Orquestra Imperial.
Sua voz, ora doce, ora gritada ou distorcida por vocoder, passava com desenvoltura por rock, pop, jazz, bossa nova, num resultado instigante, no disco mais surpreendente do trio.
Em "Cine Privê", o Domenico solo -mas acompanhado pelos mesmos camaradas- se dedica à delicadeza, à poesia. O desejo de criar imagens cinematográficas por meio de palavras e sons, e um jeito de cantar baixinho, da escola da bossa, estabelecem a linearidade dispensada anteriormente.
Os arroubos (vocais e sonoros) estão agora mais sutis e bem elaborados, como na faixa-título, que segue num ritmo crescente, ditado pelo compasso da bateria -sempre presente-, e acentuado pelo clima espacial dos sintetizadores. Na letra, versos formam belos cenários, como "vejo a paisagem fora/pelo meu visor/ dois olhos nus, anos-luz do meu amor".
Essa sinestesia entre som e letra segue por todo o CD. Na bossa "Os Pinguinhos", a percussão compõe a sensação de que gotas de chuva "molhavam o quintal".
Em "Receita", parceria com Jorge Mautner, a levada jazz é quebrada por efeitos dos sintetizadores e da guitarra de Pedro Sá, que dão a ideia de "quarta dimensão" descrita na música. "Pedra e Areia" é poesia concreta, seca, no baque das congas, que se desfaz com o vocal suingado de Adriana Calcanhotto.
De uma ponta a outra, as referências declaradas de Marcos Valle se mesclam um quê do tropicalismo de Rogério Duprat. Assim, "Cine Prive" é um álbum em que, a cada audição, novos detalhes se destacam; versos são descobertos. Como num bom filme que surpreende. Mesmo visto repetidas vezes.

CINE PRIVÊ

ARTISTA Domenico
LANÇAMENTO Coqueiro Verde
QUANTO R$ 24,90, em média
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Obra de Drummond será editada pela Cia. das Letras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.