São Paulo, Terça-feira, 30 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALANÇO
Festival lota todas as apresentações
Percpan pode ser exibido em Nova York

CARLOS BOZZO JUNIOR
enviado especial a Salvador

Com exceção da cantora Maria Bethânia, todos os artistas que participaram da sexta edição do PercPan (Panorama Percussivo Mundial) se apresentaram no sábado, na última noite do evento, que durou cerca de quatro horas.
Tudo foi repetido, assim como a preferência do público, que ovacionou -de pé- solos e performances dos índios camaiurás (do Xingu) -liderados pelo pajé Sapaim-, do trio Techno Suggestion (Naná Vasconcelos, Cyro Baptista e Leon Gruenbaum), do indiano Zakir Hussain e dos Tambores do Burundi.
Os 1.554 lugares do teatro Castro Alves, em Salvador, foram todos tomados, 15% por convidados e o restante pelo público, que esgotou os ingressos disponíveis para as apresentações.
Para a idealizadora, organizadora e produtora do festival, a socióloga baiana Elisabeth Caires, nesta edição houve uma maior integração do público com as atrações.
Elisabeth disse ainda não saber o custo total do evento e não pretender levar o festival para outros Estados brasileiros.
No entanto, a socióloga está em negociação com o consultor musical da Brooklyn Academy of Music, de Nova York, Danny Kapilian, para apresentar o evento na cidade norte-americana, em 2001.
O nova-iorquino, que já produziu inúmeros shows e discos de jazz pelo mundo, alguns para o selo Blue Note, disse em entrevista à Folha que está muito interessado em viabilizar o projeto, mas tudo dependerá de alguns acertos.
Curioso é saber que Salvador, onde acontece o evento, já teve, quando da revolta dos malés (em 1835), proibida a entrada de tambores batá-cotô (tipo de tambor de guerra usado pelos Eghá em seus levantes), pois o som dessas batidas alucinava os africanos.


Carlos Bozzo Junior viaja a convite da organização do festival


Texto Anterior: Gerald Thomas comparece
Próximo Texto: Disco - Lançamentos: Zoli chega ao "romântico sem dor-de-cotovelo"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.