São Paulo, domingo, 30 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Me divirto fazendo desenhos infantis"

DA REPORTAGEM LOCAL

Se as origens, influências e técnicas os separam, a paixão pelo desenho e as formações em áreas correlatas (artes plásticas, belas artes, história da arte etc.) formam a base comum dos vencedores do 3º Concurso Folha de Ilustração e Humor.
O grande vencedor, o gaúcho Eloar Guazzelli Filho, afirma ter influência da escola platina.
"Morando no Rio Grande do Sul, sofri influências dos países do Prata, que têm uma tradição muito grande na área de desenho e ilustração", diz. Ele conta também por que se inscreveu na categoria de ilustração infantil: "Eu me divirto fazendo desenhos infantis, eles têm o poder de despertar em uma criança o interesse pelo desenho, isso é mágico. É o melhor público, a criança vê inúmeras vezes a mesma animação, o mesmo desenho, eles dissecam a obra com uma abordagem inocente, verdadeira".
Já Sandro Castelli, vencedor de ilustração científica (a categoria com menos inscritos, 52), diz que sua participação nesta área surgiu como conseqüência de seu modo de desenhar. "Tenho preocupação grande com anatomia, por isso fui chamado para fazer alguns desenhos científicos em revistas."
O austríaco Jan Limpens-Doenraedt, vencedor da categoria quadrinhos, teve seu trabalho elogiado por Laerte, jurado e colaborador da Folha. "Achei muito bom o trabalho dele, tem um tipo de roteiro muito raro", explica.
Um caso curioso é o do espanhol Pablo Amador, que veio para São Paulo há cinco meses por causa de uma brasileira que conheceu na Espanha e, em busca de oportunidades, se inscreveu no concurso -acabou vencendo a categoria ilustração livre.
Adams Carvalho, o ganhador da categoria retrato, é um pintor que passou a trabalhar com ilustração. "Estou fazendo um caminho inverso ao que os artista normalmente fazem, estou indo das artes plásticas para a ilustração. Meu trabalho enfoca mais a questão pictórica do que o lado psicológico do personagem."


Texto Anterior: Folha premia ilustradores em 5 categorias
Próximo Texto: DVDs - Crítica/ "Lili Marlene": Fassbinder desvenda meandros da alma alemã sob o nazismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.