São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Filme de Al Gore virou verdade assustadora

CRÍTICO DA FOLHA

É estranho o destino dos filmes: "Uma Verdade Inconveniente" (TC Cult, 22h) tornou-se uma verdade alarmante menos pelo que mostra do que por ter sintonizado um temor generalizado quanto à degeneração das condições ambientais no planeta.
Bem que houve tentativas de dizer que o documentário mentia em vários pontos, que as neves do Kilimanjaro não estão assim tão detonadas, que as geleiras estão sob controle etc. A dúvida lançada sobre Al Gore é pertinente: uma imagem é algo que se faz passar por verdade, mas nunca é mais que uma imagem (Godard disse).
O que não significa que seja, necessariamente, uma miragem. Desde a Revolução Industrial, a humanidade confiou cegamente na idéia de que, na hora H, a ciência dará um jeito. Bem, parece que a hora chegou, a ciência não deu jeito e os velhos ecochatos viraram heróis da resistência. Nem importa se "Verdade..." é 100% verdadeiro; o fato é que a ficção científica não é mais coisa do futuro, e isso basta para assustar.
(INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: Série: "Século 21" aborda direitos humanos
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.