São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrelas de "Grande Hotel" estão na Coleção Folha

Sétimo volume estará nas bancas neste domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

Pode parecer irônico, mas não é: "Grande Hotel", um filme sobre os bastidores de um hotel de luxo, é repleto de histórias sobre seus próprios bastidores. Tudo era parte do modo de operação de Hollywood na época, em que os estúdios se faziam valer de jornalistas para plantar histórias -reais ou não- sobre suas produções, muito antes de estarem prontas, para criar expectativa.
"Grande Hotel", sétimo volume da Coleção Folha Clássicos do Cinema, foi planejado como peça perfeita para esse tipo de marketing. Lançado em 1932, o filme é um roteiro formado por várias histórias, concebido para abrigar grandes estrelas.
Greta Garbo e Joan Crawford juntas? Não poderia dar certo! Crawford, irritada com a insistência de Greta Garbo em aparecer acima de seu nome no cartaz, teria se vingado tocando músicas de Marlene Dietrich, a quem Garbo odiava, durante os intervalos das filmagens.
Mas Garbo e Crawford mal se cruzaram no estúdio, pois seus personagens não contracenam na história, e a produção encarregou-se de marcar as cenas de Crawford pela manhã e as de Garbo à tarde, justamente para evitar enfrentamentos indesejados. Essa fofoca é corrente, mas consta que a rivalidade entre elas seria falsa, produzida para alimentar colunas sociais.
Para orquestrar o elenco de estrelas, o produtor Irving G. Thalberg chamou Edmund Goulding, um diretor experiente, do teatro inglês, conhecido por sua habilidade em dirigir obras de "bom gosto" e "alta classe" e também como um verdadeiro "domador de leões" justamente por ser um hábil controlador do ego das grandes estrelas durante as filmagens.


Texto Anterior: Tribeca tem estreia de novo título
Próximo Texto: Crítica/"Cinzas do Passado Redux": Wong Kar-wai celebra os amores extremos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.