São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHO

Malbec concentrado se destaca

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

A Trapiche é uma das mais importantes adegas argentinas de vinhos finos. A vinícola, com base em Mendoza, tem cerca de 1.100 hectares de vinhedos na província e é a principal exportadora de vinhos do país.
O enólogo Daniel Pi, que assina os goles da casa, aportou lá em 2003, depois de ter trabalhado em Finca Las Moras, outra adega do grupo em que desenvolveu o portfólio de vinhos. Desde sua chegada, a Trapiche ganhou um viés mais moderno e frutado nos seus vinhos e novos exemplares, como os Single Vineyard, coleção de rubros oriunda de pequenos vinhedos que levam o nome do proprietário e integram o time de ponta argentino.
Pi esteve em São Paulo para lançar os Finca Las Palmas, um tinto e um branco, que estreiam na ala intermediária. O branco, um chardonnay 2007, marcado por maçã e toques de baunilha e leve café, mostrou bom corpo e vivacidade em boca. E o tinto, um malbec 2006, tem fruta e pinceladas de torrefação unidas num paladar macio (ambos, 88/100, R$ 64,50).
Mas a estrela do evento foi a edição 2006 de um dos Single Vineyard, o Viña Federico Villafañe, um delicioso malbec, concentrado, sedoso, complexo (ameixa, caramelo, especiaria) e persistente (92/100, R$ 191,60, todos na Interfood, tel. 0800-7701871).


Texto Anterior: Crítica: Pratos bem cuidados marcam o italiano Apriori
Próximo Texto: França no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.