São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

Patti Smith "renasce" em "Dream of Life"

DA REPORTAGEM LOCAL

Há documentários que extrapolam o tema retratado. "Patti Smith: Dream of Life", por exemplo, é mais do que uma sucessão de textos laudatórios a descrever a trajetória da cantora e compositora que, nos anos 70, foi celebrada como "a poeta do punk".
Isso porque "Dream of Life" levou 11 anos para ser finalizado e é na realidade uma história sobre renascimento. Em 1995, quando começou seu projeto, o diretor Steven Sebring encontrou uma desnorteada Patti, que enfrentava a morte do marido, Fred "Sonic" Smith (guitarrista do MC5). A questão não era "apenas" o luto. O filme relembra bem a peculiar trajetória de Patti (hoje com 62 anos), mulher nascida em Chicago que se mudou para a efervescente Nova York da década de 60/70 e, entorpecida pela poesia de Rimbaud, mergulhou no cenário artístico/literário/musical local ao lado do então namorado, o fotógrafo Robert Mapplethorpe (1946-1989).
Com o filme, fica mais fácil entender por que, anos após lançar o clássico "Horses" (1975) e uma série de discos fundamentais do rock, ela praticamente se aposentou da música para se tornar uma dona de casa dedicada a criar os filhos com Fred, antes do retorno registrado pelo filme. (BRUNO YUTAKA SAITO)


PATTI SMITH: DREAM OF LIFE

Onde: Cinemax
Quando: hoje, às 22h
Classificação: não informada



Texto Anterior: Teatro: De volta, musical "A Bela e a Fera" terá concorrência
Próximo Texto: Televisão/Crítica: Noite traz modos diferentes de abordar o terror
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.