São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN (interina) - ultima.moda@grupofolha.com.br

Comando vermelho

Ruivos ganham espaço no circuito fashion-pop e viram tendência de moda e beleza

No mundo dos cabelos naturais, os ruivos são raridade: estima-se que menos de 2% da população mundial tenha nascido com fios avermelhados. Porém uma nova onda de "madeixas de fogo" está tomando força no circuito pop-fashion.
Conectada a um certo apelo vintage e à moda dark-vampiresca detonada pela saga "Crepúsculo", uma nova leva de ruivos chegou à TV, ao cinema, à música pop e até ao departamento de marketing das grifes de luxo. Uma das estrelas da próxima e esperada campanha da Louis Vuitton, assinada pelo fotógrafo hype Steven Meisel, é a ruivíssima Karen Elson.
Considerada um dos dez maiores "ícones da moda" pelo site especializado em modelos Models.com, Karen voltou a estampar editoriais de revistas no ano passado e, já em 2010, ganhou as campanhas de marcas como St. John e Ann Taylor.
Karen, casada com o cantor Jack White, também virou musa pop. Ela acaba de lançar seu primeiro disco, "The Ghost Who Walks", com participações do marido e de Jackson Smith, filho de Patti Smith.
Nos salões de São Paulo, a procura por tinturas ruivas já cresceu. "Os tons acobreados, que segundo o visagismo têm um apelo sensual e misterioso, estão em alta", diz Rodrigo Lima, hairstylist do Retrô Hair Concept, no baixo Augusta.
Segundo Lima, o revival do ruivo segue a macrotendência da exclusividade, que veio do mercado de moda. "O tom natural é raro, e a tintura precisa ser muito bem feita para dar certo. Além disso, é difícil de manter. Por isso o cabelo ruivo virou objeto de luxo", afirma.
Nas passarelas, os ruivos como Karen e a top-atriz Lily Cole (de "Fúria de Titãs") são raros, mas ganham espaço.
O brasileiro Danton Torres é um exemplo disso. O pernambucano desfilou para grifes como McQueen, Zegna e Missoni na última temporada e embarca para uma maratona de trabalhos em Paris e Milão. "Modelos ruivos têm menos concorrência e boa aceitação na Europa. Duro é ouvir os apelidos, tipo colorau e cenoura."


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