São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inscrições de concurso da Folha terminam hoje

Seleção para novos ilustradores, cartunistas e chargistas recebe últimas fichas

Vencedores desta quarta edição do concurso serão anunciados no final do mês que vem e terão melhores obras publicadas no jornal


DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é o último dia para se inscrever na quarta edição do Concurso de Ilustração da Folha. Amadores e profissionais interessados em fazer parte do quadro de colaboradores do jornal podem participar.
O concurso julga trabalhos em cinco categorias: cartum, charge, quadrinho, ilustração e caricatura. Serão premiadas em maio três obras em cada categoria, todas a serem publicadas na Folha.
Também será escolhido um vencedor geral do concurso, premiado com um contrato de colaborador do jornal por três meses. Candidatos podem participar em quantas categorias quiserem (leia regulamento ao lado). Vencedores serão anunciados no final de maio.
No júri desta primeira fase do concurso estão o editor de Arte, Fábio Marra; o editor de Fotografia, Marco Aurélio Canônico; e André Barcinski, crítico de cinema do caderno Ilustrada. A seleção final ficará a cargo do editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, e dos cartunistas Angeli e Laerte.
"A originalidade das ideias e do traço será importante, porque isso ajuda o trabalho a sobressair", afirma Fábio Marra. "É uma associação de bons traços com boas ideias."
São essas as características centrais de boas charges e bons cartuns. "O cartum tem de ser inteligente e rápido o suficiente para pegar o leitor desprevenido", diz Orlando, ilustrador da Folha. "É um tiro direto, seco, uma boa piada que pega o leitor de surpresa."
Essas qualidades já apareceram nos trabalhos de vencedores das três primeiras edições do concurso. Muitos deles hoje são parte do quadro fixo de ilustradores da Folha, como Adams Carvalho, ilustrador da coluna de Gilberto Dimenstein revelado em 2006; Jean, premiado em 1999 e hoje chargista de Opinião, e Fernando Gonsales, que desde 1985 publica a tira "Níquel Náusea" diariamente no caderno Ilustrada.


Texto Anterior: Crítica: Arrogância marca trama para iniciados
Próximo Texto: Última Moda - Vivian Whiteman: Comando vermelho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.