São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Livros em Portugal

País de poetas, Portugal quer ser conhecido também por seus ficcionistas contemporâneos. Esse é um dos debates do atual mercado de livros português, em que se observam três grandes tendências: o crescimento do romance histórico e, como no Brasil, a onda de vampiros para adolescentes e as grandes vendas de autoajuda e espiritismo. "Existe um novo leitor, que pode não ler muito, nem tudo, mas é quem faz o êxito dos best-sellers", afirma Miguel Freitas da Costa, diretor da Feira do Livro de Lisboa, cuja 81ª edição começou na última quinta. A concentração de três grupos editoriais, LeYa, Babel e Porto, os dois primeiros já instalados em São Paulo, é outra característica recente. "As editoras independentes, por ter linha editorial e público bem definidos, não sofrem tanto, mas as médias, sim", avalia João Morales, diretor de Redação da revista "Os Meus Livros".

Oji Sasahara/Associated Press
JAPONÊS
A Sony apresentou na terça o protótipo do S1, para concorrer com o iPad; sai no final do ano

// OS APUROS DO CRÍTICO
Em blogs e redes sociais nos últimos dias, o assunto foi a mão pesada do crítico Alcir Pécora, da Unicamp, contra a literatura contemporânea, num debate on-line do Instituto Moreira Salles e, em seguida, num artigo para o jornal "O Globo".
Nenhum autor o procurou para uma revanche, diz. "Um ou outro me escreveu, mas são os que viram com simpatia", explica. "E não me engano com a repercussão. Essa polêmica da internet é outra bolha da produção simbólica de hoje."

// A PIADA DA SEMANA
Um "bug" fez um livro-texto de biologia alcançar na Amazon o valor de US$ 23,6 milhões (mais de R$ 37 milhões). Sem incluir a taxa de envio.

Literatura brasileira Quatro edições dos "Cadernos de Literatura Brasileira", do Instituto Moreira Salles, estão on-line a partir de segunda: Clarice Lispector (2004, hoje esgotado), Carlos Heitor Cony (2001), Érico Veríssimo (2003) e Millôr Fernandes (2003). A cada mês, outros quatro títulos entram na rede, até que todos os números possam ser lidos gratuitamente.

Da Noruega Série norueguesa de fantasia e humor que vendeu mais de 6 milhões de exemplares em 40 idiomas, "O Pó de Fazer Pum do Doutor Proktor" começa a ser publicada no segundo semestre pela WMF Martins Fontes. O autor é Jo Nesbo, que tem Per Dybvig como ilustrador.

Jurídico no iPad A Saraiva lança o primeiro aplicativo jurídico do país para iPad. O "Manual 2.0 de Direito de Empresa", de Fábio Ulhoa Coelho, mapeia e registra a navegação realizada. O leitor tem a opção de salvá-la e, se desejar, pode inserir notas, fazer buscas e consultar conteúdos já lidos.

Bienal do Rio Kathryn Stockett confirmou a vinda para a Bienal do Livro do Rio, em setembro. Seu romance de estreia, "A Resposta", que sai pela Bertrand, vendeu mais de 2 milhões de exemplares nos EUA e virou filme, que estreia em outubro. Conta a história de empregadas domésticas negras em casas de famílias brancas no começo dos anos 1960.

Lima Barreto Em maio, mês dos 130 anos do nascimento de Lima Barreto, chega às livrarias uma biografia escrita por Luiz Silva, da Unicamp, que adota o pseudônimo de Cuti. O livro faz parte da coleção Selo Negro, iniciada em 2009, que já publicou perfis de Abdias Nascimento, João Candido e Luiz Gama. No prelo, há uma biografia de Cruz e Souza.

Espanhol nos EUA Apelidada de LéaLa, a nova Feira do Livro em Espanhol de Los Angeles estreou ontem e continua até amanhã. É organizada pelo mesmo time responsável pela Feira do Livro de Guadalajara, uma das mais tradicionais de língua espanhola.


Texto Anterior: Projeto literário inspira série de documentários
Próximo Texto: Crítica/Romance: Inversão narrativa marca obra de H.G. Wells
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.