São Paulo, Sexta-feira, 30 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUNDO DE BACO
Chianti Classico visita SP

JORGE CARRARA
Colunista da Folha

Com o auspício do Instituto Italiano para o Comércio Exterior -e tendo como objetivo divulgar estes típicos tintos italianos visando aumentar a sua participação no mercado brasileiro- 18 produtores do Chianti Classico, região encravada no coração da Toscana, no centro da Itália, serviram 40 dos seus vinhos numa degustação realizada terça-feira passada no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo.
A região do Classico é a mais antiga das sete áreas produtoras de chianti e a que elabora os vinhos mais finos e estruturados, aptos para guarda. Todos as vinícolas que participaram do evento são parte do "Consorzio del Marchio Stórico - Chianti Classico", uma organização responsável pelo controle dos produtos dos seus associados, cujas garrafas ostentam no gargalo o tradicional selo com o galo preto, símbolo de garantia.
Entre as boas novidades, que espero apareçam logo por aqui, estão os vinhos da Cennatoio, que apresentou um 97 muito agradável, corte de 94% de uva sangiovese (principal componente destes tintos) complementado com Cannaiolo e Colorino, outras duas cepas nativas da Toscana.
Também impressionaram muito bem os goles da Fattoria La Ripa (com outro bom 97 bastante concentrado e complexo) e Nittardi, que trouxe um Riserva 96 equilibrado, com boa fruta e elegantes pinceladas de madeira.
Castello Vicchiomaggio, porém, foi o destaque entre os estreantes. A casa de Greve in Chianti exibiu o La Prima 96, um belíssimo Riserva de aroma e sabor atraente que mescla fruta e certo torrado, tem bom corpo, paladar redondo e boa textura.
Mas ninguém precisa ficar sem um bom chianti enquanto aguarda que as novidades desembarquem por aqui. Houve também bons exemplares na ala das vinícolas que já fincaram o pé no Brasil.
Um deles é o Castellare Riserva 96, um belo vinho do Podere Castellare, encorpado, com bom equilíbrio e sabor marcado pelo carvalho. Também agradou o Castello de Fonterutoli 97 (uma safra de qualidade excepcional na região), pelo seu aroma e sabor frutado muito intenso e persistente.

Onde encontrar: Callaz e Silvestrini, tel. 3641-1099; Expand, tel. 7922-2440


Texto Anterior: Maratona para todos os gostos
Próximo Texto: Mundo Gourmet: Vitrine da boa inspiração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.