São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Bom filho" abre hoje mostra competitiva de festival cearense

"As Tentações do Irmão Sebastião", de José Araújo, já é favorito a prêmio

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

O bom cineasta à casa torna: José Araújo, cearense de Miraíma que se alçou ao cenário internacional com "O Sertão das Memórias" (1996), abre hoje o 16º CineCeará - Festival Ibero-Americano de Cinema, com seu segundo longa, "As Tentações do Irmão Sebastião".
Com o primeiro, o diretor e roteirista obteve o prêmio de melhor filme da Mostra Internacional de Novos Talentos no próprio CineCeará, em 1997. Antes, já havia recebido o prêmio de melhor filme latino em Sundance (EUA). Desta vez, a estréia ocorre em seu Estado natal, que Araújo deixou, no início dos anos 70, para estudar cinema em San Francisco.
O nome da cidade para onde foi parece associação de roteiro ruim: ex-seminarista se dedica a representações da fé e a tormentos da alma por meio de rica leitura de mitos nordestinos, com ênfase no sincretismo religioso brasileiro. O diálogo com o cinema novo passa por aí.
Feito ao longo de cinco anos, com orçamento de R$ 2 milhões, "As Tentações do Irmão Sebastião" é o filme mais apropriado que o festival poderia achar para a abertura, e o favorito inicial ao prêmio de melhor longa na recém-criada Mostra Competitiva Ibero-Americana.
Quase inteiramente rodado ali, com atores e técnicos da região, vai do início da era cristã até o Ceará de 1992, para acompanhar o nascimento de uma criança no dia de são Sebastião. Depois, salta para 2030. Um certo anacronismo governa esse futuro, com elementos de épocas diversas se somando num cenário de caos.
São quase duas horas e meia de imersão num universo de intensa expressão autoral, o que já bastaria para reverenciá-lo como um corpo felizmente estranho no panorama atual.


Texto Anterior: Mondo Cannes
Próximo Texto: Os longas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.