São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Flap reunirá escritores, críticos e professores da USP em quatro debates no Espaço Satyros, no dia 16 de julho

São Paulo inventa sua "Flip alternativa"

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Com um ditado na mão e bom humor na cabeça, um grupo de alunos da USP resolveu criar uma alternativa à Festa Literária Internacional de Parati. Quem não tem Flip resolve com... Flap, pensaram. O resultado pode ser conferido no dia 16 de julho, no Espaço dos Satyros, quando professores, escritores e críticos estarão reunidos em torno de quatro mesas-redondas, com "mais ou menos" quatro participantes cada uma. O mote: ser um contraponto da Flip, aberto ao público e mais barato. Na verdade, de graça.
"Nosso encontro está para a Flip como o Fórum Social de Porto Alegre está para o Fórum Econômico de Davos", brinca o poeta Glauco Mattoso, que participa da mesa de abertura da Flap ao lado do colega e contemporâneo Chacal, com quem falará sobre literatura marginal e censura.
A Flap foi criada por alunos da Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP e pela revista "Metamorfose", queixosos não só dos custos da Flip para estudantes, da acomodação aos ingressos para os debates, a R$ 17, mas também da programação.
"A Flip é cara e a qualidade está mais baixa", diz Ana Rüsche, uma das organizadoras, que reclama do foco da festa de Parati em escritores best-sellers, como Michael Ondaatje, autor de "O Paciente Inglês".
Segundo Rüsche, as mesas têm como objetivos fazer uma ponte da academia com a comunidade, promover polêmicas e avaliar o papel da poesia e a da prosa contemporâneas. Mamede Mustafá Jarouche, tradutor de "As Mil e Uma Noites", irá fechar o dia fazendo um balanço do evento.
O encontro também tem uma programação paralela: às 18h haverá o lançamento do número 19 da revista "Phoenix", num bar ao lado do Satyros, e à meia-noite acontece, no Satyros, a apresentação da peça "A Filosofia na Alcova", com ingressos a R$ 25.
Em tempo: salvo o trocadilho com o nome da festa de Parati, as quatro letrinhas de Flap ainda não têm significado. No dia do evento haverá um concurso para determinar o que quer dizer a sigla.


Flap
Quando:
dia 16/7, a partir das 10h Onde: Espaço Satyros (praça Roosevelt, 214, SP, tel. 0/xx/11/3258-6345) Quanto: entrada franca (inscrições pelo site www.geocities.com/flapliteraria)


Texto Anterior: Dança: Balé Real da Dinamarca busca o novo na tradição
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema 1: Festival do Rio seleciona filmes para première
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.