São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra no Rio reúne gravuras históricas da Biblioteca Nacional

Exposição tem obras de mestres como Goya, Rembrandt e Dürer

DO RIO

Dona do maior acervo de gravuras históricas do país -cerca de 30 mil exemplares-, a Biblioteca Nacional cede parte de sua coleção para a exposição "Mestres da Gravura", que está abrigada no Centro Cultural dos Correios, no Rio.
O que será exposto é uma parte ínfima do acervo total (170 gravuras), mas se trata da maior mostra dessas peças desde o século 19, segundo os organizadores.
"É bom tirar essas coleções do silêncio, é uma grande oportunidade para o público", diz Fernanda Terra, historiadora de arte e curadora da exposição.
Entre os 81 gravadores cujas obras serão mostradas, destacam-se mestres como o holandês Rembrandt, o espanhol Goya e o alemão Dürer -há ainda coleções de artistas italianos (como Piranesi), franceses (onde sobressai Callot), ingleses, portugueses e flamengos.

RESTAURO
A curadora privilegiou as obras mais antigas (do século 15 ao 18), feitas em xilogravura (na qual a matriz é de madeira) e talho-doce (ou intaglio, em metal), e teve de restaurar 27 delas para que pudessem ser exibidas.
Além de buscar pelas obras dos artistas mais renomados, o público também pode ver personalidades históricas retratadas nas gravuras, como Maurício de Nassau, a rainha d. Maria 1a e o príncipe regente d. João.
Há ainda uma série dedicada a "Dom Quixote", de Cervantes, e outra retratando textos de Shakespeare, tudo acompanhado por uma trilha sonora do mesmo período das obras.
Para os que não puderem visitar a mostra pessoalmente, o acervo foi digitalizado e está disponível no site www.bndigital.bn.br.

MESTRES DA GRAVURA
QUANDO de terça a domingo, das 12h às 19h; até 18/9
ONDE Centro Cultural dos Correios (r. Visconde de Itaboraí, 20, Rio, tel. 0/xx/21/2253-1580)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre




Texto Anterior: Artistas reinventam formato clássico dos livros em mostra
Próximo Texto: Réplica: Sobre a gula
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.