São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Um Jurado Muito Louco
Bandeirantes, 13h30.
(Jury Duty). EUA, 1995, 87 min. Direção: John Fortenberry. Com Pauly Shore, Tia Carrere, Stanley Tucci. Ao contrário de quase todo o resto da humanidade, o desempregado Shore acha uma boa ser jurado. E faz o possível para adiar o veredicto sobre o caso que está analisando, para continuar desfrutando de casa, comida e roupa lavada. Seus companheiros de júri não têm a mesma opinião e, diante da relutância do rapaz, decidem liquidá-lo. Comédia com péssimas referências.

Corra Que os Tomates Assassinos Vêm Aí
SBT, 14h.
(Killer Tomatoes Strike Back). EUA, 1990, 88 min. Direção: John De Bello. Com Rick Rockwell, Crystal Carson. Seguros de sua condição de "cult", os tomates voltam a ameaçar o mundo, em seu terceiro filme. Comédia que tem seu público.

Mong e Lóide
Globo, 15h20.
(Tommy Boy). EUA, 1995, 96 min. Direção: Peter Segal. Com Chris Farley, David Spade, Brian Dennehy, Bo Derek. Farley é o jovem que, com a ajuda de Spade, tem de tirar do buraco a fábrica herdada do pai, além de se defender dos avanços da madrasta (Derek), entre outros. O título brasileiro é decalcado de "Débi e Lóide", sucesso de Jim Carrey, mas os comediantes são bem menos interessantes do que Carrey.

Prisão do Inferno
Bandeirantes, 2h40.
(Chained Heat 2). EUA, 1993, 98 min. Direção: Lloyd Simandl. Com Brigitte Nielsen, Paul Koslo, Kimberly Kates. Norte-americana é condenada injustamente e conduzida a presídio feminino em país do antigo bloco comunista. Ali encontrará guardas sádicas, vício, psicóticas, enfim as aberrações de praxe, agora com uma pincelada tipo Guerra Fria. No meio, a bela Brigitte, que caiu em desgraça desde que se separou de Stallone.

Intercine
Globo, 1h15.
Os candidatos para quarta são "Condenações" (1997, de Joyce Chopra, com Cameron Bancroft, Robert Maloney) e "Missão Alien - O Inimigo Oculto" (1996, de Kenneth Johnson, com Gary Graham, Eric Pierpoint).

Para Eles, com Muito Amor
Globo, 3h10.
(For the Boys). EUA, 1991, 85 min. Direção: Mark Rydell. Com Bette Midler, James Caan, George Segal, Patrick O'Neal. A caminho de homenagem a seu parceiro durante mais de 50 anos (Caan), cantora (Midler) recorda o relacionamento tumultuado dos dois, iniciado na Segunda Guerra Mundial. O filme deu a Bette Midler uma indicação para o Oscar de melhor atriz.

DESTAQUES DA TV PAGA

JAZZ
Canal pago Film & Arts apresenta igreja criada para cultuar "são" John Coltrane

DA REDAÇÃO

Poucos músicos na história do jazz uniram música e religião como o saxofonista John Coltrane (1926-67). Isso explica por que um grupo de San Francisco criou, em 1971, a igreja de São John Coltrane, tema de programa que vai ao ar hoje, às 19h30, no canal pago Film & Arts.
Fundada pelo bispo F.W. King -que aparece na atração tocando sax em uma missa-, a igreja baseia seus preceitos em pensamentos de Coltrane. Um deles: "Espero que Deus me leve a uma vida rica e produtiva. Em sinal de gratidão, eu humildemente peço que me sejam dados os meios e o privilégio de alegrar os outros por meio da música".

FILMES
Klaus Kinski provoca a ira dos deuses
"Aguirre, a Cólera dos Deuses" (Eurochannel, 22h) foi o filme que revelou Werner Herzog entre nós, no começo dos anos 70.
É uma boa ilustração da idéia do cinema como "campo de batalha". Pois Herzog precisou recorrer às armas, literalmente, para que o protagonista Klaus Kinski não deixasse a Amazônia, onde se passa a história do conquistador europeu em busca do Eldorado.
A tensão e a demência que Kinski transmite, no entanto, o ajudam a chegar a uma das mais belas composições masculinas do cinema moderno.
Herzog se encarrega do resto: de afundar a caravana numa natureza que, diante da desmedida ambição dos homens, reivindicará seus direitos e reagirá.
Tão demente e cruel quanto Aguirre. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Erro de sintaxe
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Brasil pega a Bolívia e o Romário pega o Luxa!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.