São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

U-LA LA! SKINDÔ SKINDÔ!!

São Paulo começa a exportar sua cultura eletrônica. Depois dos talentos dos DJs Marky e Patife no cenário do drum'n'bass, marcadamente na Inglaterra, a coisa agora acontece em Paris e em esferas oficiais. Relacionada à prefeitura, a Coordenadoria Especial da Juventude de São Paulo travou contato com o Ministério da Juventude e dos Esportes da França, que, por sua vez, viabilizou um relacionamento com a Technopol, a organização francesa que cuida do famoso mês eletrônico parisiense, o Les Rendez-Vous Eletronique, que acontece em setembro.
A participação brasileira no evento, entre os dias 8 e 15, inclui apresentações de DJs, músicos e produtores em Paris.
A ação foi batizada de São Paulo Eletrônica, e sua principal atração é o trio elétrico com brasileiros na TechnoParade do dia 14 de setembro, evento que em seu quinto ano espera reunir mais de 400 mil pessoas. É a primeira vez que acontece, e os escolhidos são os DJs Mau Mau, Renato Lopes e Anderson Noise. Outro foco importante é o documentário "São Paulo, Cidade Eletrônica", dirigido por Ruth Slinger, que será exibido no centro Georges Pompidou. Com uma hora de duração, o vídeo traz uma retrospectiva de dez anos dessa cultura na cidade, com filmagens de arquivo e entrevistas.
Na mesma semana, os brasileiros se apresentam na gigantesca loja Fnac do Champs Elysée, e ganham festas diárias no Favela Chic, o restaurante e bar brasileiro "oficial" na cidade.
"Dentro da coordenadoria, estamos atentos a essas manifestações, que chamamos de cultura emergente", diz Alexandre Youssef, idealizador do projeto. "Nesse contexto, a música eletrônica é absolutamente presente no cotidiano da cidade, consolidando-se como uma importante manifestação, num processo de desenvolvimento por meio de clubes, raves e festivais que agregam milhares de pessoas."
Da mesma forma, na realização da Semana Jovem de São Paulo, de 2 a 10 de novembro, a prefeitura vai oferecer palcos e espaços para os franceses, bem como um trio elétrico na Parada da Paz, fechando uma proposta de intercâmbio.
E quer mais? A francesa Caroline Herve, 29, Miss Kittin, já tem datas no Brasil. A diva internacional do electro vai tocar no Réveillon no Rio e em uma data a confirmar em São Paulo, em turnê programada pela agência Smartbiz. Os locais ainda estão em negociação, mas que ela vem, vem.

E NA FLORESTA AMAZÔNICA...

E teve Ecosystem em Manaus, o festival de música eletrônica em plena Floresta Amazônica. Que quase não rola. Mas ainda bem que rolou, e reuniu 15 mil pessoas na noite de sábado.
Acompanhe os melhores momentos: o show do Afrika Bambaataa com o absurdo b-boy Wabe, chamando ao palco os b-boys de Manaus; o povo se jogando sem roupa no rio, no domingo de manhãzinha, final da festa; o campeonato de skate no primeiro half pipe de madeira certificada do mundo; a febre do cheeseburger: na madrugada de sábado, os DJs de drum'n'bass Adam F, Moulder e L Doublé, do Urban Take Over, não aguentaram de fome e se jogaram; a pistinha cool flutuante, entre a Maloka Techno e a Jungle, onde todo mundo parava pra dar um tempo; o live p.a. moderno do Freeworm; o show tipo "lá em casa" de Fernanda Porto, que agradou até ao Bambaataa em si; a piscina do hotel Tropical: verdadeiro intercâmbio entre skatistas, músicos, DJs, managers e amigos da Ecosystem; Ruth Slinger brincando com o microfone, enquanto as pessoas esperavam o show do Mad Professor; o set do Adam F com TC Izlam, que havia acabado de chegar e foi dar uma canja; o set tecno com groove de Ken Ishii; ouvir reggae ao vivo com Mad Professor com voz de Bob Marley; Slinger tocando "Easy Boom", do Drumagick, e todo mundo cantando; o DJ Dr. S. Gachet tocando "Carolina Carol Bela" e o MC Fun cantando em cima como na versão do MC Dynamite; Adam F: assediadíssimo pela mulherada; a força de vontade e esperança para tudo dar certo e a forma como os problemas eram resolvidos com bom humor; a festa que o povo de Manaus fez para todos os DJs e MCs; o mega sol rosa/laranja no caminho de volta para casa...
Se vai ter novamente um Ecosystem, ninguém sabe. Carlos Slinger diz que gostaria de fazer, mas...
Agora, foram mesmo históricas as duas primeiras edições da festa, confirmando a vocação brasileira para cenário eletrônico do terceiro milênio.
Viva o Brasil.

BAMBAATAAAAAA EM SÃO PAULO

Afrikão fez aqui anteontem no Jive o set de Manaus, mas foi mais bacana, graças a um público bem informado. Sexta tem mais, no Mood.

HELÔ RICCI SAI DA DISCO

A top door Helô Ricci, uma das mais queridas de SP, saiu da Disco. Ela agora faz parte do staff da Mood, convidada por Ângelo Leuzzi em si.

VIVA MAC! VIVA O MAKE UP!

E quem também vem mesmo é a grife canadense MAC, marca de maquiagem número 1 do Planeta Fashion, que abre no final do ano sua loja no shopping Iguatemi. O diretor de criação da MAC Pro Team, Philippe Chansel, sênior make up artist e responsável pelos desenvolvimentos de produto, faz no dia 10 de setembro um encontro com top maquiadores brasileiros para apresentar as tendências globais e o conceito da linha. A loja no shopping fica lá em cima, perto da Ellus e da Forum, para quem eles assinaram a excepcional maquiagem de verão. E viva Nossa Senhora do Make Up!

SECOND FLOOR NO IGUATEMI

E, por falar na Ellus, confira os novos nomes do projeto 2nd Floor, o descolado segundo andar da grife: Emilene Galende, Red Head Loves P., o fotógrafo Roberto Wagner, os acessórios de Cecília Echenique e a vídeo-instalação de Richard Luiz e Roger Wistfelt. Outra novidade é a filial da loja do Iguatemi, que estréia com as peças de Thomas Spicolli e de Adriano Costa -hype no VMB (Edgar usou uma com a cara do Jackson Araújo, e Dinho Ouro Preto vestia o próprio Adriano).

na noite ilustrada...

Hoje tem apresentação especial do DJ de tecno Ken Ishii, um dos highlights da Ecosystem, com Daniel U.M., Renato Cohen e Marcio Zanzi, no Lov.e; Edu Corelli toca na noite Daime do novo clube Xingu (r. Martinho Prado, 119, SP); Mr. Gil, Jac Junior, Pil Marques e Mimi tocam na Substância no Supper Club; Mauricio U.M. e Paulinho Boghosian tocam no Na Mata (r. da Mata, 70); a banda Luni toca na noite Groove Vibration, no Urbano; Noise, Will e Snoop tocam na Cesta Eletrônica no Blen Blen; André Juliani faz long-set no Pix; no sábado, o grupo holandês GMS toca em Alphaville (av. Alphanorte, 2.200); Mau Mau e André Juliani tocam house na Hello, no Pix; Edu Corelli, Pareto e George Actv tocam no after Paradise no Stereo; Pil Marques, Ana Flavia e Glaucia tocam na Kat Club, no novo Mood; Wagner J e Wander A. tocam na Mistura Fina do Susi in Transe; o americano Nigel Richards toca na noite Love Express com Paula, Doctor, Gu, Ilya e Ian Belucci; em Campinas, tem a XXXperience na fazenda Sky Line com Camilo Rocha, Vitor Lima, Feio e Rica. Informações pelos números 0/xx/15/233-2222 ou 0/xx/19/3252-4672. Confira o guia da noite no site www.erikapalomino.com.br.



Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha
palomino@uol.com.br



Texto Anterior: DVD/Lançamentos
Próximo Texto: Crítica: "Sex" satisfaz moral e impulsos do público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.