São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Álbum é menos "country" e mais "alt"

DA REDAÇÃO

Convenhamos , os rótulos não interessam a ninguém. Mas, só para começar, digamos que, do tal "alt-country" que costuma juntar nas prateleiras nomes como Wilco, Neil Young, Lambchop e outros que misturam pitadas do folk americano com um pouco da despretensão do indie rock, este "Yankee Hotel Foxtrot" traz mesmo é o lado "alt(ernativo)", de grupos como Radiohead, Beck etc.
Jeff Tweedy, líder do grupo, garante que Jim O'Rourke tenha colocado só "uns tecladinhos em uma ou duas músicas do álbum", mas o dedo mágico do produtor dos dois últimos CDs do Sonic Youth é patente em faixas como "Kamera", "War on War" e "Poor Places". Ruídos, microfonias, sinais roubados de uma transmissão de rádio em ondas curtas...
Considerado a obra-prima do Wilco por muitos críticos americanos, "Yankee Hotel Foxtrot" guarda algumas semelhanças (ecos da boa música "caipira" dos EUA) em relação a trabalhos anteriores, como "Summerteeth" (99) e "A.M." (95). Mas, outra vez, a perturbação, a sobreposição de estilos e referências é que se mostra como grande vitória da banda.
Ouvir "I'm the Man who Loves You" e não lembrar das guitarras e arranjos inusitados do antológico "Álbum Branco", dos Beatles, é quase uma imprudência.
Denso nas músicas e nas letras, "Y.H.F." oferece-nos um amargo gosto da vida de um americano angustiado diante da fumaça dos cigarros, que se confunde com as vozes que entoam canções tristes; dos arranha-céus, que balançam depois de tantas doses de bourbon; e, principalmente, da incapacidade de traduzir seus sentimentos em palavras. "Eu sei que não é isso que você esperava que eu dissesse/ Como posso me aproximar e me distanciar cada vez mais / da verdade / isso prova que é bonito/ mentir."
Finalmente, brincalhão, mas não menos nostálgico, Tweedy celebra a irresponsabilidade e a porra-louquice dos tempos de sua adolescência perdida em "Heavy Metal Drummer", gostosa baladinha à Flaming Lips. Para ouvir uma, duas, 300 vezes. E não enjoar. (DIEGO ASSIS)


Yankee Hotel Foxtrot     
Artista: Wilco
Lançamento: Warner
Preço: R$ 25, em média



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Discos: Lojas apostam em "nacionalização"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.