São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SUBA - TRIBUTO"

Artista é tratado com saudade e reverência

DA REPORTAGEM LOCAL

Meses após seu lançamento na Europa, ganha edição brasileira "Suba - Tributo", heterogênea homenagem ao produtor sérvio abrasileirado Mitar Subotic, o Suba, morto precocemente num incêndio, em 99.
O projeto até tem cara de coleção de remixes, mas não é, por uma razão trágica. As matrizes do único disco autoral deixado por Suba ("São Paulo Confessions", 99) foram destruídas no mesmo incêndio que o matou.
DJs, produtores, músicos (e amigos) de partes diferentes do mundo foram convocados, então, a criar novos sons inspirados nas faixas daquele disco, em vez do trabalho habitual de samplear e transformar as músicas já existentes, nos ditos remixes.
Os retalhos foram se somando: algumas gravações ao vivo de Suba com João Parahyba (do Trio Mocotó), a conclusão por Marina Lima e Apollo 9 de uma faixa que entraria em "São Paulo Confessions" e não foi terminada a tempo, a volta do produtor Eduardo BiD a uma faixa que ele e Suba haviam apenas iniciado etc.
Preservadas apesar do desastre, as faixas "Felicidade" e "Você Gosta" ganharam remixes ortodoxos, por Phil Asher, Buscemi, The Funky Lowives, Juryman.
Na reconstrução de "Samba do Gringo Paulista" por Zero dB, a fusão da tecnologia musical do "gringo" com a melodia atávica do tema de escravos de Dorival Caymmi oferece o último retrato (trágico, de novo) não só de Suba, mas do Brasil que ele adotou.
Sinal dos tempos modernos, Suba sai do "Tributo" menos homenageado que transformado, ele próprio, num sample tratado com saudade e reverência.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Suba - Tributo    
Artista: Vários
Lançamento: MCD
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Música/Lançamentos - "The Private Press": DJ Shadow faz arte a partir de colagens e samples
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.