São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Tarantino, ator com cara de mau é novo Charles Bronson

DE LOS ANGELES

À espera do elevador, num hotel de luxo, o ator Danny Trejo sorri e cumprimenta as pessoas. Atrás dele, um assistente penteia seu longo rabo de cavalo.
Nada a ver com o brutamontes de "Machete". E, na vida real, Trejo não é assim tão alto como parece nos filmes -tem 1,70 m.
"Eu sei a aparência que tenho, então sempre digo "olá" primeiro para desarmar as pessoas", disse o ator de 66 anos à Folha, com uma risada. "Treinei anos para ficar com essa cara de mau."
Trejo é especializado em vilões. Desde os anos 1990, faz cerca de quatro filmes por ano. Já atuou no Brasil duas vezes, em Manaus -nos filmes "O Jaguar" (1996) e "Anaconda" (1997).
"Machete" é mais uma parceria com Robert Rodriguez, com quem costuma atuar desde "A Balada do Pistoleiro" (1995).
Foi nessa época que surgiu a ideia do personagem-título, que chegou a aparecer em outros filmes e num trailer de mentira para o filme duplo (nos EUA) "Planeta Terror/À Prova de Morte" (2007).
"Basicamente eu sou o personagem, no sentido de ter a atitude de não fugir de nada", disse Trejo, a quem o diretor Quentin Tarantino já chamou de "o novo Charles Bronson".

HERANÇA MEXICANA
Trejo passou boa parte dos anos 60 na cadeia, após uma adolescência às voltas com drogas. Foi um amigo de prisão que fez sua tatuagem no peito, um rosto de mulher com sombreiro.
"É a tatuagem mais reconhecível do mundo, segundo a revista "International Tatoo", tenho até uma placa."
Nascido na Califórnia, filho de americanos, o ator tem herança mexicana de seus avós. No filme, uma hora ele fala inglês perfeito, como na vida real, mas, às vezes, fala com sotaque carregado.
"Era engraçado, cada hora Robert me dizia para fazer uma coisa", diz, sem graça.
Seu próximo filme será "Pequenos Espiões 4", franquia infantil de Rodriguez, na qual voltará a fazer o Tio Machete, especialista em parafernálias de espiões.
"Tio Machete é provavelmente bem depois de "Machete", quando ele se aposenta", explica.
(FE)


Texto Anterior: "Machete" é fantasia, mas tem muitas verdades, diz diretor
Próximo Texto: Em filme, atriz também leva vida perigosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.