São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Feitiço vira contra Nicole Kidman em adaptação de série de sucesso

BEATRIZ PERES
EDITORA DO EQUILÍBRIO

Adaptar para o cinema uma famosa série de TV com ótimo elenco parece receita de feitiçaria com sucesso garantido. Mas, como muitas fórmulas fáceis demais, está no limite de desandar.
É o que acontece com "A Feiticeira", da diretora e roteirista Nora Ephron (de comédias românticas como "Sintonia de Amor" e "Mensagem para Você", ambos com Tom Hanks e Meg Ryan).
No seriado original, produzido entre 64 e 72, Elizabeth Montgomery (1933-95) interpretava Samantha, uma feiticeira que tentava ter uma vida "normal" (com o mínimo possível de truques) ao lado do marido, Darrin, vivido por Dick York (1928-92) e mais tarde por Dick Sargent (1930-94).
Na versão pós-moderna (como convém) da história, Nicole Kidman é Isabel Bigelow, uma feiticeira que pretende abandonar seus poderes em troca de uma vida também "normal" em Los Angeles -sempre observada de perto por seu pai (Michael Caine), que não se convence bem dos novos planos da filha.
Enquanto tenta viver sem usar seus poderes (ou quase, porque ela não resiste a um truquezinho ou outro na hora de instalar a TV, por exemplo, num dos bons momentos do filme), Isabel encontra um ator egocêntrico em crise (Will Ferrell), escalado para reviver Darrin numa adaptação da série na televisão.
Ela é o rosto desconhecido que ele quer para dividir a cena sem correr o risco de ser ofuscado e, num passe de mágica, aceita o convite para interpretar Samantha. Shirley MacLaine vive a atriz escalada para o papel de Endora.
O jogo de espelhos (da bruxa que interpreta a bruxa e se apaixona fora das telas por seu par no seriado) perde o encanto logo no começo. Não é preciso contar tudo nos primeiros minutos do filme, viu, Ephron?
Kidman é uma adorável estranha tentando entender como funciona o mundo real no supermercado, nos cafés, nos sets de gravação e está à vontade na parceria com Ferrell, mas a química entre eles não chega a animar.
Nem todo o charme e o irrepreensível movimento de nariz da bruxinha de Nicole Kidman são suficientes. O feitiço se desfaz bem antes do fim do filme.


A Feiticeira
Bewitched
  
Direção: Nora Ephron
Produção: EUA, 2005
Com: Nicole Kidman, Will Ferrell
Quando: a partir de hoje nos cines Center Norte Cinemark, Kinoplex Itaim, Lapa, West Plaza e circuito


Texto Anterior: Cinema: Filme "Feiticeira" decepciona até bruxos
Próximo Texto: Panorâmica: DJs de peso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.