São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAMBA

Cantoras cariocas criam belo contraste

DA SUCURSAL DO RIO

Em meio aos discos de cantoras de samba que têm saído, dois exemplificam como podem conviver no gênero origens, objetivos e abordagens diferentes, sem que se precise estabelecer hierarquia entre eles. São "Samba Sincopado", de Ana Martins, e "Tem Mais Samba", de Dorina.
Ana Martins, 33, da zona sul carioca, filha de Joyce, fez um disco voltado para o Japão -onde foi lançado no ano passado- a partir do repertório de Nara Leão, com sambas dos anos 60 predominando e arranjos suaves, bem centrados no violão.
Dorina, 45, da zona norte do Rio, acrescentou inéditas a faixas extraídas de dois CDs anteriores, reforçando sua opção pelo samba fundo de quintal, de temática e sonoridade suburbanas, construído sobre a tradição do partido-alto e o peso da batucada.
"Foi um rumo que assumi a partir do segundo disco: mostrar sonoridades e composições que não podem ser consideradas inferiores a outras do samba", diz Dorina, referindo-se, por exemplo, à obra de Almir Guineto, a quem dedicou o CD "Sambas de Almir".
O segundo disco de que fala é "Samba.com" (2001), que tem seis faixas em "Tem Mais Samba". Graças a arranjos fiéis ao clima roda de samba e a um repertório que foge do óbvio, esse grupo é bem superior ao formado por cinco faixas de "Eu Canto Samba" (1995), das quais as melhores são "Bonifácio" (Mário Gago) e "Tem Mais Samba" (Chico Buarque).
Do outro grupo, "Vivência do Morro" (Monarco), "Oloan" (Wilson Moreira) e "Se o Caminho É Meu" (Paulinho Mocidade/Berinjela) são muito bem gravados por Dorina, graças também aos arranjos de Paulão 7 Cordas. Das inéditas, "Sempre Acesa" é outra obra-prima de Luiz Carlos da Vila (parceria com Sombra).
"Samba Sincopado" é mais coeso, pois tem a mesma matriz (os discos de Nara), a mesma e ótima banda (Lula Galvão, Jorge Helder e outros craques), a mesma levada macia, às vezes beirando a bossa nova. "É um disco de samba sem ser tudo samba tradicional", resume Ana Martins.
Vale destacar as duas composições do pouco lembrado Sidney Miller ("Maria Joana" e "Maria"), "Quatro Crioulos", com Elton Medeiros, a junção entre "Lamento do Morro" (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) e "Anoiteceu" (Francis Hime/Vinicius) e as "caymmicas" "Madalena Foi pro Mar" e "Morena dos Olhos d'Água", de Chico Buarque. É uma delicadeza mais para a sala do que para o quintal de Dorina. As duas fazem um rico contraste. (LFV)


Samba Sincopado
   
Artista: Ana Martins
Gravadora: Biscoito Fino
Quanto: R$ 30, em média

Tem Mais Samba
   
Artista: Dorina
Gravadora: Rob Digital
Quanto: R$ 28, em média


Texto Anterior: CDs - MPB: Moacir Santos constrói música universal em "Choros & Alegria"
Próximo Texto: Nas lojas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.