São Paulo, quarta, 30 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

GARRAS DE TIGRE 2
Bandeirantes, 13h50. (Tiger Claws 2). EUA, 1996, 92 min. Direção: J. Stephen Maunder. Com Jalal Merhi, Cynthia Rothrock, Bolo Yeung. A Merhi e Rothrock, que formavam par na primeira aventura da série, junta-se Yeung, outro astro do gênero, na história de policiais que acabam capturados por perigoso assassino do bairro chinês de San Francisco. Depois, é escapar ou morrer.

DR. HOLLYWOOD - UM A RECEITA DE AMOR
Globo, 15h30.
(Doc Hollywood). EUA, 1991. Direção: Michael Caton-Jones. Com Michael J. Fox, Woody Harrelson e Bridget Fonda. Jovem e arrogante médico de Washington vai a Los Angeles atrás de mais fama e glamour. No caminho, seu Porsche bate na cerca da casa de um juiz e o infeliz é condenado a prestar serviços comunitários numa cidadezinha no meio do nada. Só para quem é fã do baixinho Fox.

HARRY, O AMIGO DE TONTO
Bandeirantes, 22h20.
(Harry and Tonto). EUA, 1974, 110 min. Direção: Paul Mazursky. Com Art Carney, Ellen Burstyn, Chief Dan George. Por conta da demolição do prédio em que mora, o velho Harry (Carney) é forçado a se mudar de Nova York. Após fazer suas despedidas, Harry vai para Los Angeles, onde mora o filho, junto com o gato Tonto. Mazursky acompanha o percurso da despedida, a vitalidade e a capacidade de se ligar às pessoas de Harry. Acima da média (mas nem tanto assim).

AMOR E ÓDIO - UMA TRAGÉDIA NO TEXAS
Globo, 23h25.
(In the Name of Love: A Texas Tragedy). EUA, 1995. Direção: Bill Délia. Com Michael Hayden, Laura Leighton, Richard Crenna. Jovem rico, paraplégico, abandonado pela noiva, apaixona-se por garota com reputação mais que duvidosa. Ao descobrir que ela o trai, prepara uma solene vingança. Inédito.

INTERCINE
Globo, 1h55.
As opções são "O Céu sob Suspeita" (1990, de Frank Shields, com Michael Nouri, Darlenne Fluegel) e "A Testemunha Ocular" (1992, de Howard Franklin, com Joe Pesci, Barbara Hershey).

UM FUGITIVO ENTRE NÓS
Globo, 3h55.
(Fugitive Among Us). EUA, 1991, 90 min. Direção: Michael Toshiyuki Uno. Com Peter Strauss, Eric Roberts. Detetive aplicado (Strauss) segue com afinco o fugitivo Roberts. A horas tantas se toca de que ele talvez não fosse assim tão culpado. Feito para TV.


TV PAGA
Eternamente transviados

da Redação

Perto da violência dos filmes de hoje, um filme de 1954, como "Juventude Transviada" (Cinemax, 21h) poderia parecer água de rosas.
Não é o que acontece. A inquietude dos jovens que aparecem no filme de Nicholas Ray pode ser transferida para os de qualquer outra geração, guardadas as diferenças de época e hábitos.
Mais: em relação a quase todos os filmes de violência juvenil que se produzem hoje em dia, o de Ray tem a virtude de trazer à cena seres que estão longe de parecer uma convenção.
Eles correm, respiram, amam, odeiam e matam-se com uma intensidade que raramente o cinema alcançou. Uma intensidade insana que traduz a idéia de juventude. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.