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MÍDIA
Revista ganha novo projeto gráfico do designer norte-americano David Carson
"Trip" muda de cara em novembro
DENISE MOTA
da Redação
A "Trip" está de cara nova a partir de novembro.
A revista mudou seu projeto gráfico, agora assinado pelo designer
norte-americano David Carson,
um ex-surfista (chegou a figurar
no oitavo lugar do ranking mundial, nos anos 80), que decidiu
abandonar as ondas para virar
professor de sociologia, se aventurar por um curso de desenho e implantar a anarquia no design gráfico mundial.
Em um de seus projetos mais conhecidos, para a revista norte-americana "Ray Gun", em que trabalhou de 92 a 95, Carson promovia liberdades gráficas como colocar partes de reportagens no meio
de textos sobre outros assuntos e
planejar frases que se prolongavam horizontalmente por diversas
páginas, não necessariamente do
começo para o fim da revista.
Algumas dessas características
estão presentes no projeto de
"Trip", que continuará a ser
acompanhado pelo designer nos
próximos dois números.
Em sua primeira edição "à la
Carson", a revista traz como destaques o surfe na Itália e o significado das tatuagens utilizadas por
presos desde o início do século.
A publicação, que, de acordo
com o editor Paulo Lima, 35, teve
sua tiragem aumentada de 45 mil
(a média mensal obtida entre 86 e
96) para 100 mil -a partir da edição de julho, que trazia a modelo
Luana Piovani na capa-, abusa,
em sua nova versão, das transgressões visuais de Carson, utilizando
elementos visuais que não estão
diretamente ligados ao assunto
principal da reportagem.
"Vamos usar a ruptura com as
regras e, por exemplo, em uma
matéria com o lutador de jiu-jitsu
Hélio Grace pode ter um carrinho
cruzando a página", diz o editor.
Considerado um dos mais inovadores desenhistas gráficos dos
EUA por publicações como a revista "Newsweek", David Carson
foi convidado a mudar o visual da
"Trip" após diversos contatos
com Lima, que acompanhou o trabalho do designer em Nova York.
Dos projetos essencialmente voltados para o meio impresso -de
trabalhos para a Magic Johnson
Aids Foundation a desenhos para
o ex-Prince, passando por designs
para Pepsi e American Airlines-,
Carson tem aumentado nos últimos tempos suas incursões pelos
meios eletrônicos.
Realizador de criações para os
estúdios MGM e Warner e para a
MTV, o designer também participou de um projeto para o filme "A
Lente do Amor", comédia de Griffin Dune, com Meg Ryan.
No Brasil, o trabalho do norte-americano para a "Trip", que saiu,
segundo Paulo Lima, por um preço "razoável, mas significativo",
tem por objetivo estimular a criação artística em outras publicações
e derrubar barreiras visuais, além
de aumentar o alcance da revista
em públicos variados.
"A 'Trip' tem o perfil de uma revista para homens de 18 a 35 anos,
classe A/B, mas tem leitor de todo
tipo, porque aqui cabe tudo, desde
que as pessoas tenham o que dizer.
Queremos acabar com essa coisa
de tribo e provar que, da pele para
dentro, todo mundo é igual."
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