São Paulo, terça-feira, 30 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Obra "menor" de Frears ilustra reação a guerra

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Embora possa ser qualificado como um filme "menor" de Stephen Frears, "Sra. Henderson Apresenta" (HBO, 13h30) ilustra um episódio ao mesmo tempo marginal e profundamente ligado à resistência britânica ao nazismo.
A viúva Henderson adquire um teatro em Londres e, pouco tempo depois, descobre as virtudes comerciais de colocar mulheres peladas em cena. Para chegar a isso, ela precisará mexer uns pauzinhos, como se diz: mobilizar alguns políticos importantes para vencer resistências também importantes.
Ela (Judi Dench) e o empresário com quem trabalha (Bob Hoskins) conseguem vencer a parada. Mas aí vem esse desafio ainda maior que é a guerra. E a sra. Henderson tomará como ponto de honra não fechar seu teatro, o Windmill, nunca, quaisquer que sejam as circunstâncias.
Um desafio assumido que dá bem a idéia do tipo de espírito que moveu certos países durante a guerra, e do qual não se exclui a coesão nacional.


Texto Anterior: Desenho: Anima Mundi vira atração do Canal Brasil
Próximo Texto: Fernando Bonassi: Esclarecimentos sociopoliciais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.