São Paulo, terça-feira, 30 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilogia explora gestos e música com humor

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

Estréia hoje a trilogia do inglês Jonathan Burrows com o italiano Matteo Fargion: "Both Sitting Duet", "The Quiet Dance" e "Speaking Dance". Os três espetáculos exploram, cada um na sua insólita medida, a relação entre movimento e música.
"Both..." é uma bem-humorada performance para dois homens sentados; "The Quiet..." reflete sobre a intensidade silenciosa da comunicação; e "Speaking..." explora a fronteira permeável entre música e dança.
O humor está presente nas três peças: pela surpresa dos movimentos, pela simplicidade, pela repetição. Na primeira, vêem-se duas cadeiras; os dois entram em cena para iniciar um diálogo de gestos e sons. Eles exploram o movimento dos braços e das mãos em diferentes ritmos, pausas e direções. O corpo todo responde: os sons do próprio corpo emergem.
Em "Speaking Dance", sentados diante de um microfone, experimentam combinações e recombinações pela contagem, repetição, sobreposição. "Stop", "silence" e "speaking" ganham outros sentidos. Já em "The Quiet Dance" os dois andam pelo palco, em oposição, juntos, separados; dialogam com repetições rítmicas de sons em diferentes alturas e dinâmicas, acompanhadas por seqüências simples de gestos, em diálogo estreito das linguagens. A relação entre os dois cria um jogo que estrutura a cena.


TRILOGIA DE BURROWS E FARGION
Quando:
hoje, às 21h ("Both Sitting Duet" e "The Quiet Dance"); amanhã, às 21h ("Speaking Dance")
Onde: teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 0/xx/11/3234-3000)
Quanto: R$ 10 e R$ 20


Texto Anterior: Espanhóis trazem legado de Gades
Próximo Texto: Artes plásticas: Nuno Ramos discute Goeldi e Dostoiévski
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.