São Paulo, sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Eu Matei Minha Mãe"

Canadense revela amor e ódio de jovem gay pela mãe

Diretor e ator de 21 anos disputa vaga para Oscar de filme estrangeiro

TONY GOES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quantos filmes já não vimos sobre o processo de "sair do armário" 000000°dos gays? E outros tantos sobre o relacionamento com os filhos nascidos de escorregadas hétero. Mas há um aspecto fundamental em quase toda biba que não recebia atenção: a relação com a mãe, muitas vezes a mulher de sua vida.
O diretor canadense Xavier Dolan preenche essa lacuna com um filme incrivelmente maduro. Ele tem só 21 anos, e escreveu o roteiro de "Eu Matei Minha Mãe" aos 17. É a história do amor revestido de ódio que um rapaz gay tem por sua mãe, bastante frequente na vida real.
O surpreendente é que Dolan não dá razão a ninguém: os personagens mostram todos os seus defeitos, não há vítimas nem algozes.
Anne Dorval está ótima como a mãe que lutou para criar o filho sozinha e agora o vê voltar-se contra ela. E o próprio Dolan faz o protagonista, se dirigindo em ousadas cenas de sexo -e provando ter mais culhão do que muito diretor que posa de macho por aí.
"Eu Matei Minha Mãe" é o escolhido pelo Canadá para disputar o Oscar de filme estrangeiro, mas dificilmente a Academia vai encampar uma obra que enfia o dedo tão fundo na ferida. Mas merece ser visto, porque marca a estreia de um diretor talentoso. Quem for gay e tiver mãe, então, deve ir correndo para a fila.


EU MATEI MINHA MÃE

Quando: hoje, 13h50, no Reserva Cultural; amanhã, 19h40, no Marabá
Avaliação: bom
Classificação: 18 anos




Texto Anterior: 33ª Mostra de SP: Evento é vitrine para filmes políticos
Próximo Texto: Comentário: Na TV, "Dr. Phil" faz terapia e aparta barracos familiares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.