São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2011

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Programa "The X Factor" abre votação pelo Twitter

Novo projeto incentiva aumento da relação entre as redes sociais e a televisão

Para o produtor Simon Cowell, "as únicas pessoas poderosas na TV hoje em dia são as que estão no Twitter"

BRIAN STELTER
DO "NEW YORK TIMES"

Pesquise o termo "X Factor" no Twitter numa noite de quarta ou quinta, e em instantes aparecerão centenas de elogios e queixas de espectadores sobre o programa da Fox norte-americana (e exibido no Brasil pela Sony).
No dia seguinte, o rabugento produtor Simon Cowell terá lido as mensagens -as boas, as ruins e especialmente as ferinas- e, na semana seguinte, já terá efetuado modificações no programa, de acordo com o que leu.
"É como ter milhões de produtores trabalhando com você", diz Cowell, que no passado fez pouco do Twitter, dizendo que não passava de uma lista pouco importante com os planos de almoço de desconhecidos.
Na semana que vem, pela primeira vez, os telespectadores terão outra maneira de se fazerem ouvir. Como alternativa a telefonar ou enviar mensagens de texto para votar num cantor do "X Factor", as pessoas poderão votar pelo Twitter, enviando mensagens à conta do programa.
A opção para votar é fruto de um novo investimento feito pelo Twitter e reflexo do relacionamento simbiótico da empresa com a televisão.
Produtores de TV como Cowell, sedentos do feedback imediato que podem obter no Twitter, vêm promovendo o microblog gratuitamente, ajudando-o a conquistar ainda mais usuários, que lhes fornecem o tal feedback.
Com o tempo, reza a teoria, mais usuários podem ajudar o Twitter a dar lucro regular.
"Teremos benefícios", disse Dick Costolo, executivo-chefe do Twitter, pelo fato de o serviço engajar-se com outras plataformas de mídia.
O Twitter é uma empresa de capital fechado, e Costolo se nega a informar se é rentável. Ele diz não buscar um retorno financeiro específico de projetos como esse, mas que acredita que eles "resultarão em benefícios financeiros".
Com isso em vista, a proliferação de logotipos e linguagem do Twitter em noticiários, talk shows e, agora, "The X Factor" não é fruto do acaso, e sim de uma estratégia que começou há quase três anos com a contratação de Chloe Sladden, ex-vice-presidente da Current TV, que colocou mensagens do Twitter na tela durante a eleição presidencial de 2008.
"Fui chamada para servir de ponte" entre o Twitter e a TV, diz Sladden. Agora, ela comanda equipe de sete pessoas na unidade de conteúdo e programação do Twitter.
A unidade dela oferece conselhos e informações gratuitos a produtores, políticos, celebridades e outras pessoas que são criadoras de conteúdo no Twitter. "Trabalhamos com elas e pensamos cuidadosamente sobre como ajudá-las a criar os melhores conteúdos possíveis", diz.
Para a votação no "X Factor", o Twitter gastou um valor não revelado com a infraestrutura da votação.
Pelo bem da segurança dos votos, serão contados apenas os que forem enviados ao programa por mensagem direta.
A votação vai começar na próxima quarta, 2 de novembro. Além dos votos dados via mensagens diretas no Twitter, o programa vai contar os votos com a ajuda de um aplicativo de celular.
Sladden diz que a opção de votar via Twitter marca a mudança de sua unidade, que passa de animar os usuários a fazer comentários sobre a TV a entrar na tessitura criativa dos programas e permitir que a plateia ajude a mudar os resultados.
A combinação de televisão e mídia social, frequentemente descrita como TV social, vem ganhando atenção à medida que a indústria da televisão busca maneiras de reter espectadores, especialmente para eventos ao vivo aos quais as pessoas podem reagir em tempo real.
O Facebook também vem se esforçando para destacar diálogos sobre a TV e a mídia, permitindo que alguns programas sejam vistos diretamente de seu site na internet.
Por enquanto, parece que os nomes e hashtags do Twitter estão mais visíveis na TV do que os do Facebook.
"As únicas pessoas poderosas na televisão hoje em dia são as pessoas que estão no Twitter e no Facebook", diz Cowell.

Tradução de CLARA ALLAIN



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