São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ave, Bispo

O artista Arthur Bispo do Rosário, ex-interno de colônia psiquiátrica, tem obra reunida em livro com prefácio da artista francesa Louise Bourgeois

Rodrigo Lopes/Divulgação
A obra "Semblantes", de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989)


FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Qual é o lugar da obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) na arte brasileira? Cada vez mais reconhecida, inclusive internacionalmente, a produção vertiginosa, serial, altamente poética e em grande parte produzida dentro de uma instituição psiquiátrica no Rio ainda gera divergências.
"Arthur Bispo do Rosário é, antes de tudo, um problema historiográfico e crítico. É inútil buscar classificações como se fossem necessárias à justificação da singularidade de Bispo do Rosário", afirma o curador Paulo Herkenhoff em "Século XX - Arthur Bispo do Rosário", que será lançado no próximo dia 16.
A publicação reúne 208 imagens das 804 obras catalogadas de Bispo e textos do próprio Herkenhoff, de Ricardo de Aquino, diretor do Museu Bispo do Rosário, e de Emanoel Araújo, diretor do Museu Afro Brasil, em São Paulo, que atualmente exibe peças de Bispo na mostra "Um Olhar sobre a Arte Brasileira". O prefácio é escrito por Louise Bourgeois.
Com o livro, busca-se colocar o ex-interno da colônia Juliano Moreira como um artista contemporâneo. Em seu texto, Herkenhoff o situa entre nomes como Hélio Oiticica, Lygia Clark e o alemão Claes Oldenburg, discutindo, entre outros temas, a noção de autor. "A idéia de "autor" é uma invenção moderna surgida ao final da Idade Média. Na contramarcha, Joseph Beuys busca neutralizar o excesso autoral da modernidade ao proclamar que "Todo mundo é um artista'", escreve o curador.
No dia 16, há o lançamento da obra, às 15h, no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (estr. Rodrigues Caldas, 3.400, Colônia Juliano Moreira, RJ, tel. 0/xx/21/2446-6628).

SÉCULO XX - ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
Organizador:
Ricardo de Aquino
Editora: Museu Bispo do Rosário
Quanto: R$ 120 (308 págs.)


Texto Anterior: Horário nobre na TV Aberta
Próximo Texto: Bourgeois vê "ordem no caos" em obra de Bispo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.