São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Duprat é lembrado em documentário

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Pouca gente teve tanta relevância para a música brasileira como Rogério Duprat. Compositor, músico, maestro, Duprat morreu em 26 de outubro, aos 74 anos, em decorrência de um câncer na bexiga. Um panorama de sua trajetória está em "Vida de Músico", documentário de Pedro Vieira que a TV Cultura exibe hoje, no indesculpável horário das 23h40.
Para repassar com acuidade a vida de Duprat seria necessário produzir uma minissérie com vários capítulos.
Com apenas uma hora de duração, o especial é obrigado a passar com certa rapidez por vários aspectos da obra do maestro, como as "Cinco Pequenas Peças para Violoncelo Solo", sua participação na Orquestra de Câmara de São Paulo e o lançamento do "Manifesto Música Nova", de 1963.
Nascido no Rio de Janeiro, Duprat mudou-se para São Paulo nos anos 50. No meio dos anos 60, ao lado de Décio Pignatari, criou o Marda (Movimento de Arregimentação Radical em Defesa da Arte), uma crítica ao "bom gosto" da época.
Pouco depois, levou sua experiência erudita para a música popular, moldando o tropicalismo com sonoridades inovadoras -e é de Duprat também o arranjo de várias canções da música popular, como "Construção", de Chico Buarque.


ROGÉRIO DUPRAT - VIDA DE MÚSICO
Quando:
hoje, às 23h40
Onde: Cultura


Texto Anterior: Crítica: Tim Burton se aproxima das paixões em filme
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.