São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

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Mônica Bergamo

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Serginho & seus Meninos Jesus

O agente de modelos Sérgio Mattos, descobridor de Jesus Luz, transforma mecânico, marceneiro e sushiman em top.
Por Lígia Mesquita


Fotos Letícia Moreira/Folha Imagem
Em pé, da esq. para a dir., Raphael Sander, Vinicius Piccoli e Raphael Ghedin, com o agente Sérgio Mattos

"Ô, Serginho, o que é isso aqui?", pergunta Vinícius Piccoli, 19 anos, com forte sotaque caipira, enquanto a maquiadora usa o curvex (curvador de cílios) em seu rosto. Sérgio Mattos responde com uma gargalhada, clicando com sua câmera digital o modelo, que está de calça e sem camisa nos bastidores da SP Fashion Week.

 


"Esse menino aqui nem sabia o que era Calvin Klein! Hahaha! Ele era mecânico agrícola no interior de Santa Catarina", conta o booker e dono da agência 40 Graus, que tem um dos principais portfólios de modelos (especialmente masculinos) do Rio de Janeiro e é o descobridor de Jesus Luz, hoje uma celebridade graças ao namoro com a cantora Madonna.

 


Da vida no anonimato (há quem já tenha sido marceneiro, sushiman) à profissionalização nas passarelas, os garotos contam com a dedicação milimétrica de Serginho, sempre citado no diminutivo. "No Rio, diferentemente de São Paulo, as agências não costumam manter um apartamento para os modelos. Então eu dou uma forcinha", diz ele, que costuma hospedar os agenciados em seu apartamento, no Alto da Boa Vista, até que possam bancar o próprio aluguel.

 


Vinícius, o ex-mecânico, está hospedado lá há dois meses e dorme em um dos vários colchões espalhados pela sala do chefe. "Na semana de Fashion Rio, é uma loucura, a casa fica cheia. Hahaha." Todos têm de ajudar na faxina e fazem compras no supermercado.

 


Na correria de bastidores no desfile da grife Reserva, Serginho acompanha Raphael Sander, 22, e Raphael Ghedin, 18. Confere a maquiagem, o cabelo, a roupa dos garotos e tira muitas fotos. "É para o meu blog", justifica, levando debaixo do braço uma pasta transparente com fotos dos seus agenciados e dois celulares.

 


Baiano de Iguaí, Serginho faz a lista dos tops que revelou (alguns deles, como Gisele Bündchen, com "patente" também requisitada por outros agentes): "Ah, muita gente... Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros, Raica, Paulo Zulu...". Para encontrar seus novos meninos Jesus, ele conta com uma rede de "olheiros" pelo país. Foi um amigo que lhe passou a "dica" de um sushiman que Serginho "precisava" conhecer. "Cheguei lá e vi essa coisa maravilhosa, esse bebezão", lembra, apresentando Raphael Sander. "Foi essa beleza aqui que enlouqueceu a Luana Piovani, lembra?", diz, citando um "rolinho" breve do rapaz com a atriz. Raphael: "Ih, não posso te confirmar nada. Mas dá um Google aí pra você ver".

 


O "olhar clínico" para a profissão, protegido por óculos com lentes de pouco mais de um grau para miopia, ele conta que desenvolveu no começo da carreira com a ajuda de John Casablancas, o criador da agência Elite, e de Nelson Alvarenga, dono da Ellus. "No início, eu não prestava atenção em detalhes importantes, como o tamanho das pernas das meninas. Só via o rosto e pronto."

 


Ao circular pelo pavilhão da Bienal, cumprimenta quase todos os modelos que passam. "Aquele ali é do Piauí. Aquele outro fez campanha da Prada", aponta. A fotógrafa de um jornal de Criciúma (SC) o interrompe. Avisa que vai mandar a foto de um "menino lindo".

 


Os modelos homens, diz, constroem carreira sob sua tutela, enquanto as mulheres costumam trocá-lo pela concorrência. "Neguinho rouba!", reclama. Uma das exceções foi Jesus Luz, que chegou à sua agência em 2007, levado pela mãe. Quando Madonna veio ao Brasil no fim de 2008, Mattos indicou o modelo para o editorial no qual os dois se conheceriam. Do dia da foto em diante, nunca mais se falaram. "É um mistério. Ele nunca mais me ligou, nem para dizer Feliz Natal. Recebi a ligação de uma pessoa da nova agência dele e rasguei o contrato", afirma.

 


O motivo para os meninos serem mais fiéis, ele avalia, é a amizade. "Viro muito família de todos. Faço amizade", diz. "Também dou conselhos, mesmo que não peçam. Se a pessoa vai muito para festas, se eu sei que usou drogas, se a menina está ficando muito falada porque sai cada dia com um cara, eu dou bronca".

 


"Sergiiinho!!!", grita uma jovem, com máquina fotográfica na mão. "Essa aí é uma "piriguete". Toda SPFW ela vem atrás dos meninos", fala, enquanto ela pede para tirar fotos com os modelos e diz: "Ele tem as melhores mercadorias do pedaço".

 


Sobre o envolvimento dos seus modelos com celebridades, ele diz que nunca interferiu. "É a vida pessoal de cada um, não fico me metendo. Para alguns pode atrapalhar. Para a Raica, acho que o namoro com o Ronaldo foi bom. Ela estourou e fez um bom pé de meia", diz. "Por isso sempre digo: trate bem o "new face" de hoje. Ele pode namorar uma diva amanhã e virar uma estrela."


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