São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

MINHA VIDA É UM INFERNO
Bandeirantes, 13h.   (High Strung). EUA, 1994, 90 min. Direção: Roger Nygard. Com Steve Oedekerk, Ivy Austin, Denise Crosby. Escritor resmungão acha que a vida não pode lhe reservar nada pior do que o que lhe acontece habitualmente. Logo descobrirá que pode.

O PEQUENO PRÍNCIPE
Rede TV!, 13h.    (The Little Prince). EUA, 1974, 88 min. Direção: Stanley Donen. Com Richard Kiley, Bob Fosse, Gene Wilder. Piloto profissional faz pouso de emergência no Saara e encontra um garoto, um pequeno príncipe, que lhe conta sua impressionante história. Filme menor de Stanley Donen, apesar de o livro de Saint Exupéry poder inspirar algo melhor.

RAPIDINHO NO GATILHO
SBT, 14h15.    (Lightning Jack). Austrália, 1994, 97 min. Direção: Simon Wincer. Com Paul Hogan, Cuba Gooding Jr., Beverly D'Angelo. No Oeste, pistoleiro talentoso faz o possível para ser reconhecido, antes de mais nada, como fora-da-lei fora de série. Faroeste cômico com produção australiana, trazendo Hogan (de "Crocodilo Dundee") à frente do elenco. Para ver sem compromisso e esquecer rapidinho.

MEU QUERIDO PRESIDENTE
Globo, 15h35.    (The American President). EUA, 1995, 113 min. Direção: Rob Reiner. Com Michael Douglas, Annette Bening, Michael J. Fox. Presidente pouco convincente dos EUA, Michael Douglas tem sua reeleição ameaçada por conta de um caso amoroso. O ótimo elenco de apoio é tudo o que o filme tem de ótimo.

COCAÍNA: PASSAGEM PARA A MORTE
Bandeirantes, 21h55.   (Flight of the Ibis). EUA, 1995, 94 min. Direção: Ric Moxley. Com Gerard Anthony Joseph, Paul Thuerpe. Líder de cartel de drogas foge da cadeia e, como vingança, mata a mulher e um amigo do policial que o prendera, e ainda consegue incriminar o rapaz, que vai para a cadeia. Quando este sai, será sua vez de se vingar. E assim vamos, de vingança em vingança, passando do nada a parte alguma.

INTERCINE
Globo, 0h42. As opções são "Obsessão Criminosa" (1995, de Reza Badiyi, com Joanna Cassidy, Brooke Langton) e "Um Homem, uma Mulher: Vinte Anos Depois" (França, 1986, de Claude Lelouch, com Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée).

MISSÃO ALIEN 2
Globo, 2h40.    (Alien Nation: Dark Horizon). EUA, 1994, 90 min. Direção: Kenneth Johnson. Com Gray Graham, Eric Pierpoint, Michelle Scarabelli. Alienígenas que caíram no deserto de Mojave, EUA, no primeiro filme, continuam encalhados na Terra. Pior, agora são atacados por um vírus que ameaça suas vidas. Segundo exemplar da série, em que alienígenas, em vez de perigosos predadores, como reza a tradição, são objeto de discriminação.

TV PAGA
Kazan e a distância entre o palco e a tela

da Redação

Tendemos por vezes a confundir a importância de um tema com a do filme que o aborda. Não é muito relevante em si o assunto de "Um Rosto na Multidão" (Film & Arts, 0h30) - feito em 1957, com a história de um ex-presidiário que vira astro do rádio.
É relevante, ao contrário, o assunto de "A Luz É Para Todos" (de 1947), do mesmo Elia Kazan, que o Telecine tem exibido de tempos em tempos -o racismo é o tema.
Mas, quem puder comparar os dois filmes perceberá como os dez anos que os separam são também os que separam Kazan diretor de teatro do Kazan cineasta.
A diferença entre cinema e teatro é entre representar e ser, dizia Dreyer. Aí está. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Rebelião?
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Viagra inalável é pra gozar pelo nariz!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.